Impostos sobre pensões: Número de contribuintes cai devido à dedução fiscal básica
Desenvolvimento actual: 244.000 pensionistas estarão em breve isentos de impostos. A parte tributável da pensão aumentará até 2040. Saiba mais.

Impostos sobre pensões: Número de contribuintes cai devido à dedução fiscal básica
Na Alemanha, de um total de 21 milhões de pensionistas, mais de 6,3 milhões terão de pagar impostos em 2023. Estes dados provêm do Ministério Federal das Finanças. Devido ao aumento da dedução fiscal básica, o número de beneficiários de pensões tributáveis diminuiu. Atualmente, cerca de 244 mil pensionistas não terão de pagar quaisquer impostos no próximo ano. No entanto, o número de pensionistas tributáveis deverá aumentar em cerca de 114.000, após um aumento de 4,57 por cento nas pensões do Estado em Julho.
A responsabilidade fiscal dos pensionistas depende não só do montante das suas prestações de pensão, mas também de outros factores, como rendimentos adicionais provenientes, por exemplo, de rendimentos de aluguer ou de pensões de empresas, bem como de encargos extraordinários, como custos médicos ou de cuidados. Desde 2005, a parte tributável proporcional da pensão legal tem aumentado continuamente. A pensão completa não será tributável até 2040.
O pacote de pensões II é visto de forma crítica pelos especialistas, especialmente no que diz respeito aos encargos que os mais jovens, em particular, têm de suportar. Discute-se se o estado de bem-estar social na sua forma atual é sustentável e quais ajustes são necessários para mantê-lo no longo prazo. A questão de saber se a pensão legal por si só é suficiente para garantir o nível de vida na velhice também é levantada. Estão a ser discutidas soluções para permitir que as pessoas cujas pensões não são suficientes possam viver uma vida digna na velhice.