Impostos para uma pensão de 1.600 euros: subsídios e imposto sobre o rendimento
De acordo com um relatório de www.infranken.de, os pensionistas também estão sujeitos a impostos na Alemanha. Se os impostos terão ou não de ser pagos depende do montante dos benefícios de pensão. Aqui pode ler quanto se perde realmente de uma pensão bruta mensal de 1.600 euros. Pensão de 1600 euros – quantos impostos são devidos? O subsídio de pensão e o subsídio básico são cruciais. Para calcular o valor dos impostos que paga sobre um valor bruto mensal de 1.600 euros, primeiro precisa de saber quais os subsídios que lhe são aplicáveis. Por um lado, existe o subsídio fiscal básico a que todos os contribuintes têm direito, e há também o subsídio de pensão dos pensionistas. Quão alto...

Impostos para uma pensão de 1.600 euros: subsídios e imposto sobre o rendimento
De acordo com um relatório de www.infranken.de, Os pensionistas também estão sujeitos a impostos na Alemanha. Se os impostos terão ou não de ser pagos depende do montante dos benefícios de pensão. Aqui pode ler quanto se perde realmente de uma pensão bruta mensal de 1.600 euros.
Pensão de 1600 euros – quantos impostos são devidos? O subsídio de pensão e o subsídio básico são cruciais
Para calcular o valor dos impostos que paga sobre um valor bruto mensal de 1.600 euros, primeiro precisa de saber quais os subsídios que lhe são aplicáveis. Por um lado, existe o subsídio fiscal básico a que todos os contribuintes têm direito, e há também o subsídio de pensão dos pensionistas.
O valor desse valor deve ser verificado individualmente, pois o valor depende do ano em que você se aposenta. No entanto, espera-se que caia para zero até 2040. Se depois se reformar, terá de pagar imposto sobre a totalidade da pensão no futuro.
Se você se aposentar até essa data, ainda se beneficiará dos subsídios. Você só terá que pagar imposto de renda se, como pensionista, exceder o valor total, ou seja, toda a parcela tributável da pensão. Isto aplica-se então à parte que está acima do subsídio básico.
Dedução fiscal básica para pensões: aplica-se a pessoas solteiras e casais casados
A dedução fiscal básica aumenta um pouco a cada ano; para 2022 este valor foi posteriormente aumentado para 10.347 euros. Para os casados, porém, o valor é o dobro, este ano 20.694 euros. Em 2021 o valor era de 9.744 ou 19.488 euros e em 2020 era de 9.408 ou 18.816 euros. De acordo com decisão do Tribunal da Fazenda Federal, o governo federal deve reformar a fórmula tributária das pensões para evitar a chamada dupla tributação.
Parte da reforma deveria então consistir no facto de as pensões só serem 100% tributáveis a partir de 2060, ou seja, 20 anos mais tarde. O subsídio deverá então diminuir mais lentamente.
A taxa de imposto aumenta com o valor dos pagamentos de pensões. Cada euro acima do próximo limite de rendimento é cobrado à taxa de imposto imediatamente superior. Este princípio é denominado tributação progressiva.
Pensão de 1.600 euros: Um exemplo de cálculo – é quanto teria de pagar no ano de 2023
Mas o que isso significa para uma pensão de 1.600 euros mensais? Suponha que você se aposentou em 2020, é solteiro, não frequenta a igreja, tem seguro saúde legal e mora em Schweinfurt. Então você atualmente tem um subsídio de pensão de 20%. No nosso exemplo, 80% da pensão é tributável. Se receber uma pensão de 1.600 euros por mês, são 19.200 euros por ano. 20 por cento deste montante equivale a 3.840 euros, que permanece isento de impostos. Dos 19.200 euros, 15.360 euros deverão ser tributados. Apenas as contribuições legais para o seguro de saúde e de cuidados de enfermagem são deduzidas deste montante antes de impostos, num total de 10,95 por cento. A base de cálculo é a pensão anual completa de 19.200 euros. Isto resulta num valor de contribuição anual de 2.102 euros, pelo que a parcela tributável da pensão cai para 13.258 euros. Este montante é agora ajustado à taxa fixa para despesas relacionadas com o rendimento dos pensionistas de 102 euros e à taxa fixa para despesas especiais de 36 euros. A quota tributável final é de 13.120 euros.
O valor do imposto a ser pago pode ser consultado na tabela básica do imposto de renda. Para 2020 seriam 653 euros.
Conclusão: O cálculo dos impostos sobre pensões é complexo - o aconselhamento pessoal sobre pensões faz sentido
Não podem ser feitas declarações gerais sobre quão elevada será a sua carga fiscal. Porém, como a carga tributária aumenta ano após ano, pode até valer a pena se aposentar mais cedo. Aconselhamento pessoal sobre pensões pode ajudar com isso.
Leia o artigo fonte em www.infranken.de