Reembolso de impostos: motivos e dicas

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra por que pode surgir um pagamento adicional de imposto e como você deve lidar com isso. Dicas importantes para uma declaração de imposto de sucesso.

Erfahren Sie, warum eine Steuernachzahlung entstehen kann und wie Sie damit umgehen sollten. Wichtige Tipps für eine erfolgreiche Steuererklärung.
Descubra por que pode surgir um pagamento adicional de imposto e como você deve lidar com isso. Dicas importantes para uma declaração de imposto de sucesso.

Reembolso de impostos: motivos e dicas

A declaração de impostos é uma obrigação anual que desafia muitas pessoas. A fim de se preparar da melhor forma para isso, todos os recibos e provas relevantes para possíveis deduções devem ser recolhidos. Após o envio da declaração de imposto de renda, pode levar algumas semanas para que a administração fiscal a processe. Em alguns casos, os contribuintes receberão um reembolso, enquanto outros serão solicitados a reembolsar.

O pagamento de impostos atrasados ​​pode ter várias causas. Por exemplo, se a taxa fixa para despesas comerciais não tiver sido excedida, o reembolso será menos provável. Despesas mais baixas com roupas de trabalho, treinamento adicional ou estresse menos incomum também podem levar a pagamentos adicionais. Mesmo um aumento salarial pode resultar em pagamentos adicionais devido ao aumento do imposto de renda. Outro motivo pode ser a combinação de classes fiscais 3/5, que pode levar a pagamentos adicionais.

Outras situações que podem levar a pagamentos de impostos adicionais incluem rendimentos de trabalho independente, aluguéis ou benefícios de substituição salarial, como auxílio-doença ou seguro-desemprego. Nestes casos, deverão ser pagos impostos adicionais. Se os contribuintes não entenderem por que estão sendo solicitados a reembolsar, poderão ler a parte explicativa da avaliação fiscal para descobrir quais informações não foram aceitas.

Depois de receber a notificação do Imposto de Renda, o contribuinte costuma ter cerca de um mês para transferir o pagamento adicional. Caso este prazo seja ultrapassado, poderá ser cobrada uma sobretaxa de atraso no pagamento. É possível solicitar à repartição de finanças o diferimento ou o parcelamento, que será, no entanto, aprovado ou rejeitado caso a caso. É aconselhável incluir na notificação a data exata da transferência para evitar atrasos e custos adicionais.