Responsabilidade fiscal dos pensionistas: Novas regulamentações e implicações para o planeamento financeiro em 2024
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os pensionistas têm de verificar todos os anos se é necessária uma declaração anual da administração fiscal porque as pensões aumentam (quase) todos os anos. Isto leva à incerteza sobre quando as autoridades fiscais entrarão em greve. Os pensionistas estão sujeitos a imposto se o seu rendimento tributável exceder o subsídio de base anual. O subsídio fiscal básico para 2023 é de 10.908 euros para pessoas solteiras e de 11.604 euros para 2024. Se for casado, este subsídio duplica. As pensões tributáveis estão constantemente a aumentar e espera-se que a tributação de 100% das “novas pensões” seja alcançada até 2040. A planeada “Lei de Oportunidades de Crescimento” em Berlim pretende limitar a tributação de 100% até...

Responsabilidade fiscal dos pensionistas: Novas regulamentações e implicações para o planeamento financeiro em 2024
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os reformados têm de verificar todos os anos se é necessária uma declaração anual da administração fiscal porque as pensões aumentam (quase) todos os anos. Isto leva à incerteza sobre quando as autoridades fiscais entrarão em greve. Os pensionistas estão sujeitos a imposto se o seu rendimento tributável exceder o subsídio de base anual. O subsídio fiscal básico para 2023 é de 10.908 euros para pessoas solteiras e de 11.604 euros para 2024. Se for casado, este subsídio duplica. As pensões tributáveis estão constantemente a aumentar e espera-se que a tributação de 100% das “novas pensões” seja alcançada até 2040.
A planeada “Lei de Oportunidades de Crescimento” em Berlim pretende adiar a tributação de 100% até 2058. Os aumentos das pensões são 100% tributáveis, o que pode levar os pensionistas que anteriormente estavam isentos de impostos a ficarem sujeitos ao pagamento de impostos.
O cálculo da parte tributável da pensão depende de vários factores, tais como a parte tributável da pensão e outros rendimentos. Os reformados podem ficar isentos da obrigação de apresentação de declaração fiscal através de certidão de não avaliação e, assim, poupar também no imposto sobre ganhos de capital.
O Tribunal Constitucional Federal não aceitou o processo relativo à dupla tributação das pensões para decisão em 7 de novembro de 2023, o que significa que a regulamentação atualmente aplicável permanece em vigor.
Esta evolução significa que os pensionistas enfrentarão um aumento da responsabilidade fiscal nos próximos anos, à medida que os rendimentos das pensões e os aumentos das pensões aumentam. Isto poderia levar a um aumento da carga fiscal sobre a população e influenciar os investimentos nos setores de pensões e seguros. Os prestadores de serviços fiscais dos reformados poderão registar um aumento da procura, à medida que os reformados procuram cada vez mais soluções para minimizar as obrigações fiscais.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de