Dicas fiscais de fim de ano: como garantir os melhores reembolsos!
Conheça informações importantes sobre obrigações tributárias, separação de cônjuges e benefícios sociais no setor financeiro em 29 de dezembro de 2024.
Dicas fiscais de fim de ano: como garantir os melhores reembolsos!
O United Wage Tax Aid e.V. (VLH) publicou informações importantes sobre o envio de declarações fiscais. Em particular, o VLH salienta que os recibos e documentos comprovativos devem ser apresentados a pedido da administração fiscal, mas não devem ser apresentados juntamente com a declaração fiscal. Pretende-se com isto facilitar o tratamento e processamento das declarações nas repartições fiscais.
Outra nota diz respeito ao pagamento de contas de comerciantes, serviços domésticos ou despesas de acolhimento de crianças. Estas devem ser pagas sem dinheiro, uma vez que a administração fiscal só reconhece faturas pagas sem dinheiro. Além disso, dados bancários incorretos podem causar atrasos nas restituições de impostos e causar problemas se a conta especificada não existir.
Aspectos fiscais importantes
Um mito frequentemente ouvido é que um aumento pode levar a um patrimônio líquido menor. Contrariamente a esta suposição, normalmente sobra um pouco mais de líquido. A progressão fiscal resulta da regra de que as pessoas com baixos rendimentos pagam pouco imposto sobre o rendimento, enquanto com rendimentos mais elevados a carga fiscal também aumenta.
Deve também notar-se que um rendimento mais elevado pode ter um impacto no direito a benefícios sociais, como o subsídio de habitação. As prestações sociais como o subsídio de desemprego ou o subsídio parental são isentas de impostos, mas estão sujeitas a progressão, o que pode aumentar a taxa de imposto pessoal. Caso as prestações sociais ultrapassem o limite de 410 euros por ano, existe a obrigação de apresentação de declaração fiscal.
A divisão conjugal oferece aos casais uma oportunidade de economizar impostos. Os rendimentos de ambos os cônjuges são somados, reduzidos à metade e o imposto de renda é calculado sobre os rendimentos reduzidos à metade e depois duplicados. A tarifa parcelada pode ser vantajosa, principalmente se houver grandes diferenças de rendimentos entre os parceiros.
O apoio na declaração de impostos é permitido no âmbito familiar; Cônjuges, irmãos e pais podem ajudar, desde que nenhum dinheiro seja pago por isso. Além disso, também é permitido buscar ajuda profissional de consultores fiscais ou de associações de assistência ao imposto de renda.
Para mais informações sobre as formas de avaliação dos cônjuges e companheiros de facto registados, bem como sobre a condição de progressão, consulte a informação detalhada em Alto.
Mais sobre dicas gerais para declarações fiscais podem ser encontradas no site MDR encontrar.