Vantagens fiscais através do pagamento antecipado de contribuições para o seguro de saúde: é assim que funciona o truque fiscal para os trabalhadores independentes
De acordo com um relatório de www.finanzen.de, os membros do PKV e os segurados voluntários podem aproveitar as vantagens fiscais pagando antecipadamente as suas contribuições para o seguro. Esta opção existe desde que a Lei de Assistência aos Cidadãos de Seguros de Saúde foi alterada em 2020. As contribuições básicas para seguros privados de saúde e cuidados de enfermagem podem ser pagas com até três anos de antecedência e reclamadas como despesas especiais na declaração de imposto de renda. Este truque fiscal é particularmente adequado para trabalhadores independentes com altos rendimentos que pagam todas as suas próprias contribuições para o seguro de saúde. Este pagamento antecipado de contribuições resulta em vários efeitos de poupança fiscal. Em primeiro lugar, os montantes básicos do seguro de saúde e de enfermagem podem ser deduzidos dos impostos. Além disso, outras contribuições para seguros podem ser declaradas como “outras contribuições para pensões”,...

Vantagens fiscais através do pagamento antecipado de contribuições para o seguro de saúde: é assim que funciona o truque fiscal para os trabalhadores independentes
De acordo com um relatório de www.finanzen.de, os membros do PKV e os segurados voluntariamente podem aproveitar as vantagens fiscais pagando antecipadamente as suas contribuições para o seguro. Esta opção existe desde que a Lei de Assistência aos Cidadãos de Seguros de Saúde foi alterada em 2020. As contribuições básicas para seguros privados de saúde e cuidados de enfermagem podem ser pagas com até três anos de antecedência e reclamadas como despesas especiais na declaração de imposto de renda. Este truque fiscal é particularmente adequado para trabalhadores independentes com altos rendimentos que pagam todas as suas próprias contribuições para o seguro de saúde.
Este pagamento antecipado de contribuições resulta em vários efeitos de poupança fiscal. Em primeiro lugar, os montantes básicos do seguro de saúde e de enfermagem podem ser deduzidos dos impostos. Além disso, outras contribuições para seguros podem ser declaradas como “outras contribuições para pensões”, embora se apliquem limites máximos. Os trabalhadores independentes podem reclamar um máximo de 2.800 euros, enquanto os empregados e funcionários públicos só podem deduzir até 1.900 euros.
Outra vantagem potencial surge do facto de o pagamento antecipado significar que não terão de ser pagas contribuições PKV no próximo ano, o que oferece mais margem para deduzir do imposto as contribuições para seguros de pensões adicionais e seguros adicionais.
Os especialistas recomendam este truque fiscal especialmente para trabalhadores independentes com elevados rendimentos e pacientes privados solteiros, para quem o investimento vale a pena, por exemplo, num ano em que se espera uma elevada taxa marginal de imposto, por exemplo devido a um pagamento especial ou a uma indemnização por despedimento. O prazo para pagamento este ano é de acordo com Lohnsteuerhilfe Bayern e. V. 21 de dezembro de 2023 para que o benefício fiscal entre em vigor.
No geral, a vantagem fiscal ao utilizar este truque pode ascender a vários milhares de euros, dependendo da sua taxa de imposto pessoal. É, portanto, aconselhável contactar atempadamente o seu consultor fiscal e a seguradora para esclarecer as suas opções individuais de pagamento antecipado e tirar partido da máxima vantagem fiscal.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.de