Regras rigorosas da UE: Compras seguras para os consumidores a partir de agora!
A partir de 13 de dezembro de 2024, regras mais rigorosas de proteção ao consumidor serão aplicadas na UE para tornar os produtos adquiridos mais seguros e responsabilizar as empresas.
Regras rigorosas da UE: Compras seguras para os consumidores a partir de agora!
Num passo significativo no sentido de uma maior proteção do consumidor, novas regras mais rigorosas da UE para o comércio, tanto online como offline, entraram em vigor em 13 de dezembro de 2024. Estas novas regras, adotadas pelo Parlamento Europeu e pelos estados da UE na primavera de 2023, visam aumentar a segurança dos produtos e definir claramente as responsabilidades das empresas. Isso se tornou necessário depois que revelações sobre produtos inseguros, como detectores de fumaça defeituosos e câmeras de vigilância hackeáveis da China, se tornaram públicas t-online.de relatado.
Proteção contra produtos inseguros
Como parte deste novo regulamento, as empresas devem agora cumprir rigorosos requisitos de documentação e prova para garantir a segurança dos seus produtos. Os defensores dos consumidores sublinham que as novas regras se destinam a proteger melhor a saúde, a segurança e os interesses jurídicos dos consumidores europeus, independentemente do local onde vivam ou façam compras. europarl.eu explicou. Uma das principais mudanças inclui a introdução de uma gestão de risco abrangente e de medidas de rastreabilidade mais rigorosas, que são obrigatórias para todas as empresas e mercados online.
A Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK), por outro lado, manifesta preocupação com o enorme esforço administrativo que as empresas têm agora de realizar. “O esforço operacional necessário para implementar o regulamento é imenso”, afirma Volker Treier do DIHK. Resta saber até que ponto as novas regulamentações funcionarão na prática e como as empresas responderão a elas.