Trocar de fornecedor de eletricidade: possível em apenas 24 horas a partir de junho de 2025!
A partir de junho de 2025, os fornecedores de eletricidade poderão ser alterados no prazo de 24 horas nos dias úteis. Informações úteis sobre o MaLo ID e prazos.
Trocar de fornecedor de eletricidade: possível em apenas 24 horas a partir de junho de 2025!
A partir de 6 de junho de 2025, a mudança de fornecedor de eletricidade na Alemanha será reduzida para 24 horas nos dias úteis. O novo regulamento faz parte da implementação de uma diretiva da UE que visa otimizar os processos da Lei da Indústria Energética. Anteriormente, a alteração técnica poderia demorar até três semanas, mas no futuro será concluída no prazo de um dia útil, desde que respeitados os prazos de pré-aviso de acordo com as condições contratuais. Então relatado MDR sobre esta mudança significativa.
O novo quadro regulamentar pretende não só reduzir os tempos de espera dos consumidores, mas também estimular a concorrência no mercado da energia. A partir de agora, os fornecedores podem apresentar preços e condições cada vez mais atrativos, o que leva a um mercado mais dinâmico. Uma parte importante do novo regulamento é a introdução do número de identificação de localização de mercado (MaLo-ID), que será necessário para o processo de mudança a partir de junho de 2025.
MaLo ID como chave para o processo de troca
O MaLo ID é um número de onze dígitos que identifica um ponto específico de consumo e permanece estável mesmo se o medidor for trocado. Os consumidores são aconselhados a tratar cuidadosamente o seu ID MaLo e o número do medidor e a não divulgá-los de forma descuidada. Este número de identificação será necessário no futuro para processos automatizados de alteração de contratos, o que poderá reduzir ainda mais o esforço administrativo.
No entanto, mantêm-se os prazos regulares de aviso prévio de um mês até ao final do prazo do contrato. A regra das 24 horas afeta apenas o processo de transição técnica, não as condições contratuais Centro do Consumidor da Baixa Saxônia complementado. A partir de 2026, os processos de mudança deverão ser completamente possíveis neste curto período de tempo.
Dicas práticas para consumidores
Para os consumidores que se mudam, é aconselhável esclarecer antecipadamente o fornecimento de energia e informar o novo fornecedor sobre a mudança. Também é importante que o registo retroativo junto do fornecedor seja excluído a partir de 6 de junho de 2025. Se o contrato for rescindido tardiamente, o fornecedor básico muitas vezes intervém e, em muitos casos, cobra preços mais elevados.
Outro tema a considerar é a situação em que os contratos de electricidade do anterior inquilino não foram rescindidos. Neste caso, tanto os inquilinos anteriores como os subsequentes têm de dividir os custos entre si. Observa-se também que as leituras dos medidores devem ser lidas e registradas no dia da entrada ou saída para evitar discrepâncias posteriores.