Mudar de fornecedor de energia elétrica em 24 horas: tudo o que você precisa saber!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de junho de 2025, será possível mudar de fornecedor de energia elétrica no prazo de 24 horas nos dias úteis. Informações importantes sobre o MaLo ID e períodos de aviso prévio.

Mudar de fornecedor de energia elétrica em 24 horas: tudo o que você precisa saber!

A mudança de fornecedor de energia elétrica será muito mais fácil para os consumidores a partir de 6 de junho de 2025, pois será possível no prazo de 24 horas nos dias úteis. Alto MDR Esta nova regulamentação pretende reduzir significativamente os tempos de espera e trazer mais dinamismo ao mercado. Anteriormente, a mudança técnica demorava até três semanas, o que se devia em parte a processos morosos e a problemas técnicos.

Para permitir uma mudança mais rápida de prestador, será introduzido, a partir de junho de 2025, um novo número de identificação, o número de identificação de localização de mercado (MaLo-ID). Este ID, que consta da fatura de eletricidade, identifica uma ligação de energia e permanece constante mesmo quando o contador é alterado. No entanto, os consumidores devem ter cuidado para não transmitirem o seu ID MaLo e o número do medidor de forma descuidada ADAC enfatizou.

Mudanças e prazos importantes

As novas regulamentações também trazem consigo algumas mudanças importantes para após a mudança. A partir de 6 de junho de 2025, não será mais possível alterar retroativamente o fornecedor de energia elétrica. Os consumidores devem registar-se e cancelar o registo junto do fornecedor em tempo útil, a fim de evitar serviços básicos caros. Se a rescisão atrasar, o fornecedor básico muitas vezes intervém e cobra preços mais elevados.

Os períodos de aviso prévio para contratos de eletricidade são normalmente entre um e três meses, mas este é um máximo de um mês para novos contratos desde março de 2022. Um período de aviso prévio mais curto, de duas semanas, aplica-se aos fornecedores básicos. Além disso, os consumidores têm um direito especial de rescisão em caso de aumentos de preços, reduções de preços ou alterações nas condições contratuais. Se você se mudar para um local onde o novo local de residência seja fora da área de entrega, também poderá ser necessária uma mudança de fornecedor.

Oportunidades de economia ao mudar de provedor

As verificações regulares de preços e a mudança de fornecedor podem trazer poupanças significativas para os consumidores, até várias centenas de euros por ano. Um exemplo deixa isto claro: uma mudança de 39,70 cêntimos por kWh para 26 cêntimos por kWh poderia corresponder a uma poupança anual de 480 euros. Por isso, os especialistas dos centros de aconselhamento ao consumidor recomendam comparar os fornecedores antes de assinar um contrato para encontrar as melhores condições.

A rescisão de um contrato de eletricidade pode ser feita por texto, como por email ou SMS. Na maioria dos casos, o novo prestador assume as formalidades de rescisão. Mesmo que haja problemas na mudança de fornecedor, os consumidores estão protegidos por um fornecimento legalmente garantido do fornecedor básico, que fornece energia eléctrica durante um máximo de três meses antes de ocorrer uma mudança automática para a tarifa de fornecimento básico local.