TK-Safe integra prescrição eletrônica: novo serviço para segurados TK

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Prescrição eletrônica por meio de aplicativos de seguro saúde: a TK está introduzindo o prontuário digital do paciente com o TK-Safe, enquanto outras seguradoras de saúde estão desenvolvendo funções semelhantes. Saiba mais!

E-Rezept über Kassen-Apps: TK führt mit TK-Safe die digitale Patientenakte ein, während andere Kassen ähnliche Funktionen entwickeln. Erfahre mehr!
Prescrição eletrônica por meio de aplicativos de seguro saúde: a TK está introduzindo o prontuário digital do paciente com o TK-Safe, enquanto outras seguradoras de saúde estão desenvolvendo funções semelhantes. Saiba mais!

TK-Safe integra prescrição eletrônica: novo serviço para segurados TK

A receita eletrónica estará disponível através das aplicações móveis das companhias de seguros de saúde num futuro próximo. Com a lei digital, o Ministro da Saúde, Karl Lauterbach, criou as condições para que os segurados possam gerir e resgatar as suas receitas eletrónicas digitalmente. A maioria das grandes companhias de seguros de saúde prefere integrar a prescrição eletrónica como uma funcionalidade adicional nas suas aplicações existentes, em vez de oferecer aplicações separadas. O Techniker Krankenkasse (TK) já solicitou aprovação e planeja ativar a função de prescrição eletrônica em seu aplicativo “TK-Safe”, provavelmente a partir de maio.

Após o cadastro bem-sucedido no aplicativo, o segurado poderá visualizar suas receitas eletrônicas e enviá-las para a farmácia de sua preferência. Quatro métodos diferentes de resgate estão disponíveis, incluindo resgate na farmácia local, reserva e retirada, serviço de correio e pedidos on-line em farmácias por correspondência. A seleção da forma de resgate depende das necessidades individuais do segurado. Com esta solução digital, as farmácias também deverão beneficiar diretamente da transmissão dos dados.

Semelhante ao TK, AOK, Barmer e DAK também estão trabalhando na integração da função de prescrição eletrônica em seus aplicativos. AOK planeja ativar a função no aplicativo “My Life”, enquanto a Barmer integrará a função na área ePA “Barmer eCare” de seu aplicativo existente. O DAK, por outro lado, gostaria primeiro de obter a opinião dos seus segurados antes de a função ser introduzida na aplicação “My DAK”.

Apesar das vantagens que a prescrição eletrónica digital supostamente oferece, o complexo processo de registo pode tornar-se um obstáculo para alguns utilizadores. O uso do cartão eletrônico de saúde (eGK) requer um PIN, assim como o documento de saúde. A configuração do processo TK-Ident requer, por exemplo, o download de um aplicativo separado e o registro com um cartão de identificação ou eGK e um PIN solicitado por correio. Para garantir um registro mais tranquilo, o ex-chefe da Gematik, Dr. Markus Leyck Dieken, sugeriu a verificação nas farmácias, mas atualmente não há notícias sobre esse procedimento do Apoident.