Vietname rumo à liderança da IA na ASEAN até 2030!
O Vietname pretende estar entre os países líderes na investigação e aplicação de IA até 2030. Desenvolvimentos e estratégias actuais.
Vietname rumo à liderança da IA na ASEAN até 2030!
O Vietname estabeleceu-se como um ator importante no campo da inteligência artificial (IA). De acordo com o “Índice de Preparação para IA do Governo” de 2023, o país ocupa o 5º lugar entre os países da ASEAN. A vontade de posicionar o Vietname como um centro de inovação e aplicação da IA na região e a nível mundial é apoiada por uma estratégia nacional clara. Esta estratégia foi lançada pelo Primeiro-Ministro em 26 de janeiro de 2021 através da Decisão n.º 127/QD-TTg.
Um dos principais objectivos desta estratégia é estar entre os quatro primeiros países da ASEAN e os 50 principais países do mundo em investigação e aplicação de IA até 2030. O Vietname atinge uma pontuação média de 54,48 no Índice de Preparação para IA, que é superior à média global. Numa comparação internacional, o Vietname ocupa o 59º lugar entre mais de 193 países; no ano passado, o país ficou em 55º lugar entre 181.
Medidas e investimentos estratégicos
Para atingir os seus objectivos ambiciosos, o Vietname está a planear várias medidas concretas. Isto inclui a construção de 10 marcas de TI de renome e o desenvolvimento de 3 centros nacionais para big data e computação de alto desempenho. Além disso, serão disponibilizados 50 conjuntos de dados abertos para aplicações de IA.
Outro passo importante inclui a criação de 3 centros nacionais de inovação em IA e o posicionamento de um representante entre as 20 principais instituições de investigação e formação da ASEAN. Os ministérios e as autoridades já desenvolveram planos para implementar esta estratégia de TI, a fim de avançar significativamente a transformação digital no país.
Desenvolvimentos tecnológicos no Vietnã
Nos últimos anos, foram feitos investimentos significativos na infraestrutura digital do país. O Ministério da Defesa investiu em centros de dados de Internet em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh. O ecossistema de computação em nuvem já inclui 13 data centers com 9 mil racks, com meta de 34 mil racks até 2030.
Além disso, a Vietnam Television colocou em operação um centro de integração de dados. O Ministério da Ciência e Tecnologia também anunciou a plataforma “Openscience.vn” para facilitar o acesso aos dados de investigação. A cidade de Ho Chi Minh também publicou um plano para pesquisa e desenvolvimento de IA até 2030.
Além disso, o Politburo emitiu a Resolução n.º 66-NQ/TW, que apela à renovação da legislação e à sua aplicação. Esta resolução visa fortalecer a transformação digital e a aplicação de TI e big data na legislação.
O reconhecimento global do Vietnã no campo da IA também se reflete no ranking AI Ready Reports, onde o Vietnã está classificado em 39º lugar. Isto ilustra o compromisso do país com o desenvolvimento contínuo no campo da inteligência artificial e em permanecer competitivo internacionalmente. Embora o Vietname ocupe o 5º lugar na ASEAN, o país pretende reforçar a sua posição no cenário global através de abordagens inovadoras e investimentos estratégicos. Mais informações podem ser encontradas em Vietnã.vn e vietnamplus.vn.