O Vietname torna-se digital: os pagamentos sem dinheiro estão a aumentar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cada vez mais vietnamitas utilizam métodos de pagamento sem dinheiro, enquanto a Alemanha examina o euro digital – tendências e desenvolvimentos atuais.

O Vietname torna-se digital: os pagamentos sem dinheiro estão a aumentar!

Há uma tendência notável para pagamentos sem dinheiro no Vietname, que tem as suas raízes na utilização crescente de serviços bancários modernos. Cada vez mais cidadãos estão optando por métodos de pagamento digitais, trazendo uma mudança significativa no cenário de pagamentos do país. Vietnam.vn relata que Le Phuong Linh, de Hanói, processa convenientemente seus impostos e taxas escolares por meio de um aplicativo bancário há mais de um ano. Este desenvolvimento é apoiado pela implementação de códigos QR nos avisos de taxas, que facilitam muito o processo de pagamento de mensalidades.

Outra tendência pode ser observada entre os pequenos comerciantes no Vietname. Pham Thi Thinh relata que até 90% de seus pagamentos são feitos sem dinheiro, por meio de códigos QR. Estas soluções de pagamento convenientes estão a tornar-se cada vez mais populares, ao mesmo tempo que demonstram a elevada taxa de crescimento dos pagamentos sem dinheiro, de mais de 50% anualmente no país. De acordo com o HDBank, prevê-se que 94% das transações de clientes individuais no Vietnã sejam digitais até 2024.

Perspectivas futuras e segurança nas transações de pagamento

A responsabilidade pela segurança dos pagamentos está cada vez mais nas mãos dos fornecedores de tecnologia, tornando o combate ao crime de alta tecnologia um desafio. Curiosamente, o NAPAS desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de hábitos de pagamento sem dinheiro no Vietname. Além disso, o sistema VietQR permite pagamentos sem dinheiro em vários países asiáticos, fortalecendo os laços comerciais transfronteiriços.

À semelhança das tendências no Vietname, o Bundesbank também está intensamente preocupado com o futuro das operações de pagamento na Alemanha. Bundesbank.de menciona que A digitalização como uma megatendência global tem um impacto significativo nas transações de pagamento. Não só os bancos, mas também novos concorrentes, como Fintechs e BigTechs, estão a revolucionar a experiência do cliente e a impulsionar métodos de pagamento inovadores.

O papel do euro digital

Outro ponto importante é a introdução do euro digital, que visa complementar o dinheiro e, ao mesmo tempo, garantir a proteção e segurança dos dados. O acesso ao euro digital deve ser garantido a todos os cidadãos. A Comissão Europeia e o Eurosistema estão a trabalhar para tornar os pagamentos instantâneos um padrão nos pagamentos, o que poderá estimular ainda mais o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias.

Os desenvolvimentos no Vietname e na Alemanha mostram que os pagamentos sem dinheiro e as moedas digitais têm o potencial de mudar de forma sustentável o futuro dos pagamentos. Embora o Vietname já esteja a realizar progressos notáveis, a situação na Europa permanece dinâmica à medida que as instituições trabalham para regular e implementar soluções de pagamento inovadoras.