Lei de Oportunidades de Crescimento: Dupla tributação das pensões foi resolvida?
A nova lei dos semáforos alivia milhares de euros aos reformados - Saiba como melhorou a situação fiscal dos reformados. #Pensão #Lei de Oportunidades de Crescimento #Dupla tributação

Lei de Oportunidades de Crescimento: Dupla tributação das pensões foi resolvida?
As pensões não recebem apenas benefícios fiscais através da Lei de Oportunidades de Crescimento recentemente aprovada. Os futuros pensionistas podem beneficiar de reduções fiscais significativas, enquanto os actuais pensionistas podem ainda ser afectados pela dupla tributação. O governo federal atendeu às demandas do Tribunal Federal da Fazenda e, assim, pôs fim à potencialmente inconstitucional dupla tributação das pensões.
A Lei de Oportunidades de Crescimento evita agora que os futuros pensionistas sejam sobrecarregados injustamente. Com um regime fiscal ajustado a partir de 2023, a parte fiscal será gradualmente reduzida para cada novo grupo de reforma, permitindo aos pensionistas poupar significativamente em impostos ao longo do tempo. O subsídio de pensão aumenta devido a esta alteração, o que resulta num alívio significativo.
Apesar do impacto positivo da lei, certos grupos de pensionistas ainda são afetados por uma possível dupla tributação. Os trabalhadores independentes e as pessoas com rendimentos elevados, em particular, poderão continuar a pagar demasiados impostos. A Lei das Oportunidades de Crescimento é, portanto, um passo na direcção certa, mas poderão ser necessários mais ajustamentos legais para eliminar completamente a dupla tributação.