Menos idosos do que o esperado recebem pensões básicas – um estudo do DIW mostra um grupo menor de beneficiários
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, um estudo do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) mostrou que menos idosos do que o esperado recebem a pensão básica. Estava inicialmente previsto que 1,4 milhões de pessoas beneficiassem da pensão básica, mas, segundo o estudo, apenas 1,1 milhões de idosos receberam o complemento. Estes desenvolvimentos levantam questões sobre o impacto que esta discrepância poderá ter no mercado e na indústria financeira. A pensão básica foi introduzida pelo SPD no início de 2021 contra a oposição da União para ajudar pessoas que pagaram durante muitos anos, mas ganharam pouco. Foi uma promessa social e um “marco sócio-político”…

Menos idosos do que o esperado recebem pensões básicas – um estudo do DIW mostra um grupo menor de beneficiários
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, um estudo realizado pelo Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) demonstrou que menos idosos do que o esperado recebem a pensão básica. Estava inicialmente previsto que 1,4 milhões de pessoas beneficiassem da pensão básica, mas, segundo o estudo, apenas 1,1 milhões de idosos receberam o complemento. Estes desenvolvimentos levantam questões sobre o impacto que esta discrepância poderá ter no mercado e na indústria financeira.
A pensão básica foi introduzida pelo SPD no início de 2021 contra a oposição da União para ajudar pessoas que pagaram durante muitos anos, mas ganharam pouco. Foi uma promessa social e um “marco sócio-político”, segundo o anúncio da época. No entanto, o novo estudo do DIW mostra que a pensão básica atinge apenas 4,3 por cento dos pensionistas. Isto sugere que a pensão básica pode não ser suficiente para combater adequadamente a pobreza na velhice.
A análise do DIW também mostra que, em geral, menos pessoas do que o esperado beneficiam da pensão básica, e aqueles que recebem este benefício são principalmente mulheres e alemães orientais. O relatório do DIW sugere que as mulheres que têm mais tempo para criar os filhos e salários mais baixos beneficiam mais frequentemente da pensão básica. Em média, os beneficiários recebem um aumento mensal da pensão de 86 euros.
O facto de o número de beneficiários ser inferior ao esperado poderá colocar desafios tanto para os seguros de pensões como para o setor financeiro. Resta saber que medidas e ajustamentos serão agora tomados como resultado deste desenvolvimento para garantir que a pensão básica atinja os objectivos pretendidos.
Leia o artigo original em www.n-tv.de