2024: Especialistas financeiros prevêem crises imobiliárias globais e aumento das taxas de juros
De acordo com um relatório de www.watson.ch, as previsões para o mercado imobiliário em 2024 parecem sombrias. As empresas imobiliárias chinesas estão a registar quedas drásticas nas vendas e nos preços, o que poderá levar a uma grande crise. Os problemas também estão a aumentar na Coreia do Sul, em Hong Kong e na Indonésia, o que pode ser atribuído ao aumento das taxas de juro. Na Europa, o Luxemburgo, a Alemanha, a Finlândia e a Suécia são particularmente afetados pelas descidas dos preços. A Suíça, por outro lado, continua a registar uma elevada procura de habitações, apesar dos avisos do Banco Nacional, o que conduz a uma oferta restrita e ao aumento dos preços. No entanto, surgiram os primeiros sinais de queda dos preços das habitações unifamiliares no último trimestre de 2023. Estes poderão...

2024: Especialistas financeiros prevêem crises imobiliárias globais e aumento das taxas de juros
De acordo com um relatório de www.watson.ch,
As previsões para o mercado imobiliário em 2024 parecem sombrias. As empresas imobiliárias chinesas estão a registar quedas drásticas nas vendas e nos preços, o que poderá levar a uma grande crise. Os problemas também estão a aumentar na Coreia do Sul, em Hong Kong e na Indonésia, o que pode ser atribuído ao aumento das taxas de juro. Na Europa, o Luxemburgo, a Alemanha, a Finlândia e a Suécia são particularmente afetados pelas descidas dos preços. A Suíça, por outro lado, continua a registar uma elevada procura de habitações, apesar dos avisos do Banco Nacional, o que conduz a uma oferta restrita e ao aumento dos preços. No entanto, houve os primeiros sinais de queda dos preços das habitações unifamiliares no último trimestre de 2023. Estes poderão continuar em 2024, mas permanecerão relativamente limitados. A escassez de licenças de construção agrava ainda mais a situação, uma vez que apenas cerca de metade das licenças de construção efectivamente exigidas foram concedidas nos últimos doze meses.
A evolução actual do mercado imobiliário aponta para uma crise contínua. A queda dos preços imobiliários e o aumento das taxas de juro poderão ter um impacto negativo na indústria, particularmente na China e noutros países asiáticos, bem como em alguns países europeus. A situação na Suíça também é tensa devido à forte procura e à oferta limitada. Espera-se que os preços das casas unifamiliares e dos condomínios diminuam ligeiramente em 2024, mas ainda permaneçam elevados. Licenças de construção insuficientes também podem ter impacto no mercado imobiliário.
Leia o artigo original em www.watson.ch