Análise: Mais de um milhão de declarações de imposto sobre a propriedade desaparecidas na Alemanha
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, mais de um milhão de declarações de impostos sobre a propriedade ainda estão faltando na Alemanha. A maioria dos estados federais já prorrogou o prazo de envio porque as declarações exigidas não foram recebidas dentro do prazo. Na Baixa Saxónia e em Baden-Württemberg, faltam cerca de 250 000 declarações, em Brandeburgo cerca de 150 000 e na Baviera apenas 300 000 dos 6,5 milhões de declarações exigidas. No entanto, a Renânia do Norte-Vestefália informou que cerca de 94 por cento das declarações já foram recebidas pelas administrações fiscais. No entanto, em alguns estados federais, vários milhões de cartas de advertência foram enviadas aos proprietários inadimplentes. A introdução do novo cálculo do imposto predial a partir de 2025 já começou, embora ainda nem todas as declarações tenham sido recebidas. …

Análise: Mais de um milhão de declarações de imposto sobre a propriedade desaparecidas na Alemanha
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, mais de um milhão de declarações de imposto sobre a propriedade ainda estão faltando na Alemanha. A maioria dos estados federais já prorrogou o prazo de envio porque as declarações exigidas não foram recebidas dentro do prazo. Na Baixa Saxónia e em Baden-Württemberg, faltam cerca de 250 000 declarações, em Brandeburgo cerca de 150 000 e na Baviera apenas 300 000 dos 6,5 milhões de declarações exigidas. No entanto, a Renânia do Norte-Vestefália informou que cerca de 94 por cento das declarações já foram recebidas pelas administrações fiscais. No entanto, em alguns estados federais, vários milhões de cartas de advertência foram enviadas aos proprietários inadimplentes.
A introdução do novo cálculo do imposto predial a partir de 2025 já começou, embora ainda nem todas as declarações tenham sido recebidas. Segundo o Ministério Federal das Finanças, cerca de 36 milhões de propriedades na Alemanha precisam de ser reavaliadas, o que representa um enorme desafio logístico. No entanto, milhões de novos autos de liquidação de IPTU já foram enviados pelas repartições fiscais. No entanto, o valor real do imposto predial depende das taxas de avaliação definidas pelas cidades e municípios.
Esses atrasos nas declarações de imposto sobre a propriedade podem impactar o mercado imobiliário. Em particular, a incerteza sobre o nível futuro dos impostos sobre a propriedade poderá ter um impacto no planeamento dos proprietários e investidores e influenciar os preços dos imóveis. Além disso, os municípios que dependem de impostos sobre a propriedade poderão enfrentar défices financeiros se os novos cálculos não forem concluídos a tempo.
No entanto, a reforma do imposto sobre a propriedade também poderá ter efeitos positivos, especialmente em Berlim, onde a taxa de avaliação poderá ser reduzida. Uma redução na taxa de avaliação poderia levar a menores impostos para os proprietários e, assim, aumentar a atratividade de possuir imóveis na capital.
No geral, resta saber como os atrasos nas declarações do imposto predial e a introdução do novo cálculo afetarão o mercado imobiliário na Alemanha. No entanto, é evidente que o esclarecimento atempado destas questões é crucial para garantir a estabilidade do mercado imobiliário e a situação financeira dos municípios.
Leia o artigo original em www.tagesspiegel.de