BaFin avisa: Gallus Immobilien e Amagvik Int. AG em perigo!
BaFin alerta contra Gallus Immobilien e Amagvik Int. AG: Suspeita de violação da exigência do prospecto, os investidores devem ter cuidado.
BaFin avisa: Gallus Immobilien e Amagvik Int. AG em perigo!
Em 2 de julho de 2025, a BaFin publicou um aviso claro sobre Gallus Immobilien Gesellschaften e Amagvik Int. AG. A acusação: Há suspeita de violação da exigência do prospecto, uma vez que os certificados de participação da Amagvik Int. AG foram oferecidos sem o prospecto aprovado exigido. A BaFin sublinha que os valores mobiliários não podem ser negociados publicamente na Alemanha sem um prospecto por ela aprovado, razão pela qual a suspeita é grave.
Não há indicações anexas que possam indicar uma exceção a esta exigência do prospecto. Os fornecedores e emitentes são responsáveis, de acordo com a Secção 14 b WpPG, pela não publicação de um prospeto. Note-se que no processo de aprovação do prospecto, a BaFin não verifica a exactidão do conteúdo da informação do prospecto ou a seriedade do emitente; Avalia apenas se o prospecto contém as informações mínimas exigidas por lei e se o conteúdo é compreensível e coerente, conforme especifica o BaFin.
Informações básicas sobre as empresas imobiliárias Gallus
O Grupo Gallus atuou anteriormente como uma cooperativa e levantou dinheiro de investidores para projetos imobiliários na Suíça. No entanto, devido a problemas com a BaFin, a cooperativa foi liquidada e os juros e os reembolsos aos investidores foram suspensos. Como resultado, os investidores foram pressionados a converter as suas participações cooperativas em empréstimos subordinados às empresas imobiliárias Gallus.
Os problemas de liquidez das empresas Gallus Immobilien já levaram à insolvência da GIK 2 GmbH & Co. KG, e em maio de 2023 a BaFin proibiu a venda da Gallus Immobilien Wohnbau 1 GmbH & Co. Os investidores foram abordados em eventos informativos para os convencer de um novo conceito de conversão de empréstimos subordinados nos certificados de participação em questão, mas as questões críticas dos investidores permaneceram sem resposta.
Recomendações para investidores afetados
BaFin alerta os investidores afetados para não concordarem com o conceito de conversão. É aconselhável que um advogado analise a possibilidade de reclamar uma indemnização. A BaFin acrescenta que as violações da exigência do prospecto podem ser punidas com multas até cinco milhões de euros ou até três por cento do volume de negócios total do último exercício. Em casos especiais, podem ser impostas multas até ao dobro do benefício económico da violação. Os consumidores devem, portanto, sempre fazer investimentos em valores mobiliários com base em todas as informações necessárias para se protegerem.
Todas as informações relativas ao preenchimento de um prospecto aprovado podem ser visualizadas na base de dados “Prospectos Depositados” da BaFin. Também é aconselhável enviar informações sobre fornecedores questionáveis ao escritório de denúncias da BaFin, a fim de minimizar possíveis danos no futuro.
Para mais detalhes e informações, os artigos originais estão abaixo anwalt.de e BaFin encontrar.