As taxas de juro dos edifícios estão a subir mais lentamente – o que isto significa para os clientes de empréstimos
De acordo com um relatório do ga.de, as taxas de juro de construção na Alemanha registaram uma ligeira descida nas últimas semanas, depois de terem aumentado de forma constante desde o início do ano passado. Embora um empréstimo com taxa de juro fixa a dez anos custasse em média um por cento de juros em Janeiro de 2022, este valor subiu para mais de quatro por cento em Novembro de 2023. No entanto, o aumento abrandou nas últimas semanas e os números mais recentes mostram que um empréstimo a dez anos tem actualmente uma taxa de juro de 3,58 por cento. Isto significa uma diferença de juros de 1.500 euros por ano para os clientes de crédito se, por exemplo, contrair um empréstimo de 300.000 euros em...

As taxas de juro dos edifícios estão a subir mais lentamente – o que isto significa para os clientes de empréstimos
De acordo com um relatório do ga.de, as taxas de juro de construção na Alemanha registaram uma ligeira descida nas últimas semanas, depois de terem aumentado de forma constante desde o início do ano passado. Embora um empréstimo com taxa de juro fixa a dez anos custasse em média um por cento de juros em Janeiro de 2022, este valor subiu para mais de quatro por cento em Novembro de 2023. No entanto, o aumento abrandou nas últimas semanas e os números mais recentes mostram que um empréstimo a dez anos tem actualmente uma taxa de juro de 3,58 por cento. Isto significa uma diferença de juros de 1.500 euros por ano para os clientes de crédito se, por exemplo, contrair um empréstimo de 300.000 euros.
A análise da empresa de consultoria Barkow, sediada em Düsseldorf, mostra que uma das razões para esta evolução são os últimos dados de inflação nos EUA, que fizeram cair a taxa de juro das obrigações federais a dez anos. Dado que esta taxa de juro ainda é decisiva para o desenvolvimento das taxas de juro de construção, o desenvolvimento nos EUA também tem impacto no mercado alemão.
Este desenvolvimento poderá ter um impacto positivo no mercado imobiliário na Alemanha. Taxas de juro de construção mais baixas poderão levar mais pessoas a optar pela aquisição da sua própria casa, o que poderá aumentar a procura de bens imobiliários e, consequentemente, também os preços. As empresas do sector da construção também poderiam beneficiar, uma vez que as taxas de juro de construção mais baixas poderiam facilitar o financiamento de projectos de construção e estimular a procura de novos projectos de construção.
No entanto, é importante notar que a evolução das taxas de juro de construção depende de vários factores e que outros desenvolvimentos económicos também podem ter influência sobre ela. Os potenciais compradores e investidores imobiliários devem, portanto, continuar a acompanhar de perto a evolução das taxas de juro de construção, a fim de poderem tomar decisões informadas.
Leia o artigo fonte em ga.de