Flatulência no avião: como evitar situações desagradáveis!
Saiba como ocorre o inchaço durante o voo e receba dicas de especialistas sobre como preveni-lo e aliviá-lo.
Flatulência no avião: como evitar situações desagradáveis!
As viagens aéreas podem apresentar uma variedade de desafios, incluindo companheiros de assento desagradáveis. Estes podem ser notados devido a muito espaço, ruído ou cheiros desagradáveis. O tema da flatulência, em particular, é frequentemente percebido como desagradável. Uma causa comum disso são os flatos, também conhecidos como peidos, que ocorrem devido a mudanças na pressão nos intestinos durante o voo. A gastroenterologista Birgit Terjung explica que a pressão do ar no avião faz com que o ar do intestino fique mais solto, o que pode levar ao aumento do escape de gases. Embora este fenômeno também ocorra no solo, muitas vezes é mais perceptível nas proximidades de uma aeronave. Isto é particularmente importante na classe económica, onde o espaço é limitado e a qualidade do ar está comprometida, o que pode agravar o problema.
Um grupo de pesquisa dinamarquês investigou este tópico e recomenda que, nesses casos, você simplesmente “deixe-o dirigir”, o que pretende ser humorístico e foi publicado no “New Zealand Medical Journal” em 2013. A Airbus rejeitou a ideia de usar carvão ativado em assentos de aeronaves para absorver odores como desnecessário, uma vez que a circulação de ar na cabine já funciona de forma eficiente. O engenheiro Bruno Fargeon explicou que o ar da aeronave é substituído por ar fresco e filtrado a cada dois ou três minutos para remover efetivamente o ar estagnado.
Medidas preventivas
Para evitar o inchaço, a Turkish Airlines recomenda evitar a cafeína antes do voo e, em vez disso, consumir chá de ervas. Comer e beber devagar também pode ajudar a minimizar a formação de gases. Segundo Birgit Terjung, os passageiros não devem comer alimentos de difícil digestão antes do voo. Além disso, as bebidas carbonatadas podem promover flatulência, enquanto o suco de tomate geralmente não causa problemas.
Se sentir pressão, é aconselhável caminhar para cima e para baixo no corredor e massagear a barriga. Na primeira classe, o problema da flatulência é ainda mais desagradável porque os assentos de couro expelem gases em vez de absorvê-los. Num espaço fechado como um avião, odores desagradáveis como perfume, suor ou mau hálito são particularmente irritantes.
Em resumo, o inchaço é um problema comum, mas pouco discutido, quando se viaja de avião. As alterações na pressão atmosférica durante o voo podem agravar a situação, por isso as medidas preventivas são de grande importância. Espera-se que os passageiros estejam cientes destes desafios e possam tomar as precauções adequadas.