Mercado de escritórios de Berlim: as vagas estão a aumentar, as rendas estão a explodir – e agora?
O mercado de escritórios de Berlim apresentará um aumento de vagas e uma duplicação dos aluguéis em 2025. Espaços modernos e designs flexíveis são procurados.
Mercado de escritórios de Berlim: as vagas estão a aumentar, as rendas estão a explodir – e agora?
O mercado imobiliário de escritórios em Berlim apresentará uma situação mais tensa no primeiro trimestre de 2025. A taxa de vacância de escritórios aumentou para 7,7%, um aumento significativo em comparação com os 882.200 metros quadrados que estavam vagos no início de 2023. Existem atualmente 1.820.100 metros quadrados de escritórios disponíveis, o que sublinha a necessidade de conceitos de espaço inovadores para atrair inquilinos. Alto Moz.de A taxa de vacância em locais privilegiados como a Potsdamer Platz é particularmente elevada, quase 15%, enquanto Südkreuz é um local atraente com apenas 1,7% de espaço vago.
As rendas prime em Berlim evoluíram significativamente nos últimos anos. Nas principais localizações, estes aumentaram de 24,30 euros por metro quadrado há dez anos para 47,50 euros no início de 2025. Até 49 euros por metro quadrado são pagos na Potsdamer Platz e na Leipziger Platz. A procura está cada vez mais focada em espaços modernos e localizações de primeira classe dentro do anel S-Bahn Engel & Völkers.
Mudanças no mercado
A incerteza económica levou a um comportamento de arrendamento em que muitas empresas alugam os seus espaços abaixo do valor de mercado porque não há crescimento de pessoal. Os inquilinos querem escritórios que vão além das vantagens de trabalhar em casa. Elementos importantes são áreas de relaxamento, cadeiras de massagem e terraços para maior atratividade. Além disso, descobriu-se que os materiais nos escritórios desempenham um papel importante na redução das faltas por doença.
A construção do projeto “Spandauer Ufer” na estação ferroviária ICE Berlim-Spandau está prevista para ser concluída até 2029/2030. Este projeto inclui uma torre de escritórios de 20 andares que proporcionará escritórios flexíveis, incluindo auditórios e atividades de lazer como minigolfe. Estes novos espaços de escritórios devem atender aos crescentes requisitos de equipamento e sustentabilidade para permanecerem atrativos.
Perspectivas de estabilidade
Apesar dos desafios atuais, prevê-se uma estabilização do mercado imobiliário de escritórios de Berlim para 2025. Alto Engel & Völkers Prevê-se que os níveis de rendas continuem a aumentar moderadamente, enquanto a taxa de disponibilidade deverá aumentar mais lentamente. Há pedidos de inquilinos para espaços superiores a 3.000 metros quadrados, mas decisões hesitantes devido à situação económica podem pesar no mercado.
Em resumo, o mercado imobiliário de escritórios de Berlim permanece dinâmico e enfrenta o desafio de se adaptar às novas necessidades dos funcionários, ao mesmo tempo que tenta reduzir as taxas de vacância e atrair inquilinos para estes espaços de escritórios inovadores.