China Real Estate: medida governamental para estabilizar o setor e financiar milhões de apartamentos inacabados
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, o governo da China planeja criar uma lista de 50 promotores imobiliários elegíveis para novas oportunidades de financiamento. A medida visa dar às instituições financeiras mais confiança na concessão de empréstimos ao setor em dificuldades. Estima-se que sejam necessários 446 mil milhões de dólares para estabilizar a indústria e concluir milhões de casas inacabadas. China: Não é a primeira lista branca A lista branca planeada seria a medida de maior alcance até à data para estabilizar o sector imobiliário. Medidas semelhantes foram tomadas no passado, como a disponibilização de novas linhas de crédito para promotores que valem a pena preservar. No entanto, alguns dos apoiados na época...

China Real Estate: medida governamental para estabilizar o setor e financiar milhões de apartamentos inacabados
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, o governo da China planeia criar uma lista de 50 promotores imobiliários elegíveis para novas oportunidades de financiamento. A medida visa dar às instituições financeiras mais confiança na concessão de empréstimos ao setor em dificuldades. Estima-se que sejam necessários 446 mil milhões de dólares para estabilizar a indústria e concluir milhões de casas inacabadas.
China: não é a primeira lista branca
A lista branca planeada seria a medida de maior alcance até à data para estabilizar o sector imobiliário. Medidas semelhantes foram tomadas no passado, como a disponibilização de novas linhas de crédito para promotores que valem a pena preservar. No entanto, algumas das empresas apoiadas na altura enfrentaram posteriormente graves dificuldades financeiras. O problema central é a queda dos preços dos imóveis, que não caíram tanto desde 2015.
20 milhões de casas inacabadas na China
Um problema particularmente grave é o grande número de apartamentos que já foram pagos mas ainda não concluídos. Estima-se que 20 milhões de unidades foram vendidas, mas ainda não estão prontas para serem ocupadas. A Nomura Holdings estima que seriam necessários cerca de 404 mil milhões de euros para concluir estas unidades. Na China, muitas vezes os complexos só são construídos depois de as unidades individuais terem sido vendidas, o que conduz a um excedente significativo de apartamentos inacabados.
As medidas planeadas pelo governo chinês poderão estabilizar temporariamente o sector imobiliário, mas o problema do excesso de unidades inacabadas permanece. A longo prazo, poderão ser necessárias novas medidas para regular a sobreprodução de bens imobiliários na China e para estabilizar a indústria de forma sustentável.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de