China: Queda dos preços imobiliários – impacto na economia e no mercado de ações
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os preços imobiliários na China caíram mais acentuadamente em Dezembro do que em quase nove anos. Isto sublinha a razão pela qual as autoridades estão a apoiar as grandes cidades para acabar com a crise imobiliária, relata a Bloomberg. As vendas de imóveis na China diminuíram por 21 meses consecutivos. Após dados económicos decepcionantes da China, os mercados bolsistas do país continuaram a cair, apesar de o PIB oficial do país ter aumentado 5,2%. China: Preços imobiliários com a queda mais acentuada dos últimos anos Preços de novas casas em 70 cidades da China (excluindo habitações subsidiadas pelo governo) ...

China: Queda dos preços imobiliários – impacto na economia e no mercado de ações
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Os preços dos imóveis na China registaram a maior queda em quase nove anos em Dezembro. Isto sublinha a razão pela qual as autoridades estão a apoiar as grandes cidades para acabar com a crise imobiliária, relata a Bloomberg. As vendas de imóveis na China diminuíram por 21 meses consecutivos. Após dados económicos decepcionantes da China, os mercados bolsistas do país continuaram a cair, apesar de o PIB oficial do país ter aumentado 5,2%.
China: Preços imobiliários caem mais acentuadamente nos últimos anos
Os preços das casas novas em 70 cidades da China (excluindo habitações subsidiadas pelo governo) caíram -0,45% no mês passado em relação a novembro, quando caíram -0,37%, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas na quarta-feira. A descida foi a mais forte desde Fevereiro de 2015. As coisas não pareciam melhores no mercado imobiliário usado: os preços caíram -0,79%, tão rapidamente como no mês anterior.
Recessão no imobiliário pesa na economia
A contínua recessão no mercado imobiliário da China pesou fortemente sobre a economia e aumentou a pressão sobre os promotores que lutam para pagar dívidas e concluir projetos. Isso levou a uma série de medidas por parte das autoridades para travar a espiral descendente, incluindo a flexibilização das restrições à compra de casas no mês passado em Pequim e Xangai, dois dos maiores mercados imobiliários do país.
Espera-se que a queda de 21 meses nas vendas de imóveis e a queda mais acentuada nos preços dos imóveis em nove anos coloquem ainda mais pressão sobre o mercado imobiliário chinês. A redução de -2,5% no investimento no sector imobiliário em Dezembro e a previsão de um novo declínio de 10% no sector da habitação até 2025 deverão conduzir a um declínio global no investimento e no crescimento económico.
Embora as medidas de apoio do governo chinês, como a flexibilização das restrições à compra de casas e a sinalização de um maior apoio aos promotores em dificuldades, possam restaurar a confiança, até agora tiveram apenas um impacto limitado.
Globalmente, o mercado imobiliário chinês permanece volátil e a confiança dos compradores permanece fraca, o que tem um impacto negativo na economia do país. Resta saber se novas medidas governamentais poderão reverter a tendência descendente do mercado imobiliário.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de