O Museu Alemão de Arquitetura de Frankfurt brilha após uma longa reforma!
O Museu Alemão de Arquitetura de Frankfurt abrirá com entrada gratuita em 1º de junho de 2025, após quatro anos de reforma. Visite a exposição!
O Museu Alemão de Arquitetura de Frankfurt brilha após uma longa reforma!
O Museu Alemão de Arquitetura de Frankfurt comemora sua reabertura em 1º de junho de 2025, após uma reforma abrangente de quatro anos. Inaugurado originalmente em 1º de junho de 1984, o museu é uma obra-prima do arquiteto Oswald Mathias Ungers e é a maior atração de Schaumainkai. A renovação, que deveria custar 12,9 milhões de euros, teve de ser concluída devido à pandemia corona com um custo adicional de nove por cento. Isto significou que a reabertura originalmente planeada para o 40º aniversário do museu teve de ser adiada por um ano.
O arquiteto Hans Rittmannsperger enfatiza o tratamento respeitoso do edifício Ungers, que foi tratado de forma análoga a um palácio barroco. Rittmannsperger, cujo escritório está sediado em Darmstadt e é especializado em importantes monumentos arquitetônicos, explicou que todos os detalhes foram preservados em estreita coordenação com a filha de Ungers. O processo global de planeamento e implementação durou dez anos, com os custos iniciais de 12,1 milhões de euros sendo, em última análise, pouco menos de 14 milhões de euros, devido a dificuldades relacionadas com a pandemia, estrangulamentos na entrega e aumentos gerais de custos.
Objetivo da renovação
O principal objetivo da reforma foi destacar a arquitetura de Oswald Mathias Ungers sem torná-la óbvia para o espectador. O diretor Peter Cachola Schmal explica que as reformas foram pensadas para que pareça que nada mudou. Isto foi complementado por melhorias técnicas, como novos túneis de fuga e instalação de ar condicionado. Além disso, foi utilizado um vidro dinamarquês especial que bloqueia a radiação UV e repele o calor, preservando a qualidade da cor das peças expostas.
A reabertura acontecerá no domingo, dia 1 de junho, das 11h00 às 22h00, sendo a entrada gratuita neste dia. A exposição “41 Anos, 41 Objetos” fica patente até 15 de junho e inclui visitas diárias, de hora em hora, e um comício infantil para crianças. O horário normal de funcionamento do museu será das 11h às 18h. De terça a domingo e às 20h. na quarta-feira, dando aos visitantes muitas oportunidades de explorar o espaço recém-projetado.
No geral, o regresso do Museu Alemão de Arquitetura é um evento significativo para Frankfurt, atraindo tanto a população local como os interessados em arquitetura. As extensas renovações e conquistas técnicas testemunham o valor da história arquitetônica e da modernização de acordo com a tradição.
Para mais informações sobre os detalhes da reforma e reabertura, visite FR.de assim como Horizonte Atlas.