Aumento significativo da procura no mercado imobiliário
O mercado imobiliário volta a apresentar tendência ascendente: os preços sobem ligeiramente. Descubra os desenvolvimentos e oportunidades atuais para compradores de imóveis.

Aumento significativo da procura no mercado imobiliário
O clima no mercado imobiliário melhorou visivelmente no primeiro trimestre de 2024. Este aumento deve-se principalmente à queda das taxas de juro no final do ano anterior, o que levou muitos potenciais compradores a quererem concretizar o sonho de possuir um imóvel próprio. O aumento da procura e a melhoria da acessibilidade também se reflectem nos valores do financiamento.
O preço médio de compra de um imóvel na Alemanha incluindo custos adicionais foi de 449 mil euros no primeiro trimestre de 2024, o que corresponde a um aumento de dois por cento face ao trimestre anterior. Este ligeiro aumento marca a primeira vez que os preços de compra voltaram a subir desde o início de 2022. Jörg Utecht, CEO do Grupo Interhyp, comenta positivamente esta evolução e sublinha que ainda é cedo para falar numa reviravolta.
O índice de preços imobiliários Interhyp mostra que os preços na Alemanha aumentaram cerca de um por cento em comparação com o trimestre anterior. As diferenças regionais continuam a ser evidentes, com reduções de preços em Munique e estagnação de preços em Colónia, enquanto cidades como Frankfurt, Berlim, Estugarda e Hamburgo registaram ligeiros ganhos. Há um aumento nos preços tanto dos imóveis existentes como dos novos edifícios.
A melhoria da acessibilidade deve-se principalmente à queda das taxas de juro desde o final do ano passado. Os indicadores de financiamento do primeiro trimestre de 2024 mostram uma ligeira diminuição da taxa média mensal e uma diminuição do peso da taxa no rendimento das famílias em comparação com o quarto trimestre de 2023. Ao mesmo tempo, a taxa média de reembolso voltou a subir ligeiramente no primeiro trimestre, o que indica uma evolução positiva.
No geral, o mercado imobiliário evoluiu de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Há uma grande seleção de propriedades atraentes e os preços de compra são negociáveis. Devido às taxas de juros mais baixas no início do ano, as condições para aquisição de imóveis tornaram-se ainda mais atrativas. Os especialistas aconselham, por isso, os potenciais compradores a aproveitar as oportunidades atuais e a realizar o sonho de ter casa própria.