Mercado imobiliário alemão: previsão de vendas baixas
De acordo com um relatório de www.fr.de, um relatório mostra o quão ruim está o mercado imobiliário alemão. As vendas atingiram mínimos históricos e não há melhora à vista. De acordo com o relatório do mercado imobiliário alemão de 2023, as vendas de imóveis em 2022 caíram para o nível mais baixo desde 2009. As vendas totais também caíram 16 por cento, de 375 para 301 mil milhões de euros. As razões para estas descidas acentuadas são as condições em rápida mudança, incluindo o aumento dos custos de construção, a escassez de materiais, os estrangulamentos no fornecimento, os preços mais elevados da energia devido à guerra na Ucrânia e o rápido aumento das taxas de juro. Paralelamente a este relatório, o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW) publicou um estudo que foi o primeiro...

Mercado imobiliário alemão: previsão de vendas baixas
De acordo com um relatório de www.fr.de, um relatório mostra quão ruim está o mercado imobiliário alemão. As vendas atingiram mínimos históricos e não há melhora à vista. De acordo com o relatório do mercado imobiliário alemão de 2023, as vendas de imóveis em 2022 caíram para o nível mais baixo desde 2009. As vendas totais também caíram 16 por cento, de 375 para 301 mil milhões de euros. As razões para estas descidas acentuadas são as condições em rápida mudança, incluindo o aumento dos custos de construção, a escassez de materiais, os estrangulamentos no fornecimento, os preços mais elevados da energia devido à guerra na Ucrânia e o rápido aumento das taxas de juro. Paralelamente a este relatório, o Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) publicou um estudo que registou uma queda nos preços imobiliários na Alemanha pela primeira vez desde 2010. Os preços caíram, em média, 2% em mais de 150 cidades examinadas.
Estes desenvolvimentos têm um impacto significativo no mercado imobiliário e na indústria da construção na Alemanha. O declínio acentuado nas vendas e nas receitas poderá levar a um novo abrandamento do boom da construção, à queda dos preços dos imóveis e à falta de investimento no mercado. Isto, por sua vez, poderá ter um impacto negativo na economia como um todo, uma vez que o mercado imobiliário é um factor económico importante na Alemanha. Os potenciais compradores podem hesitar devido à situação incerta do mercado, o que pode levar a uma queda ainda maior nas vendas.
Resta saber como evoluirá a situação do mercado imobiliário. Podem ser necessárias intervenções ou incentivos governamentais para apoiar a recuperação do mercado e reiniciar o investimento. No entanto, é claro que o mercado imobiliário alemão enfrenta grandes desafios e mudanças a longo prazo podem ser iminentes.
Leia o artigo fonte em www.fr.de