Os preços de compra de imóveis em Munique continuam a derreter - efeitos no mercado comprador e no aumento dos aluguéis.
De acordo com um relatório de www.abendzeitung-muenchen.de, existem atualmente mudanças significativas no mercado imobiliário de Munique. O aumento das taxas de juro hipotecárias, os critérios de empréstimo mais rigorosos e a inflação elevada fizeram com que os preços de compra de imóveis caíssem. Isto oferece aos potenciais compradores condições favoráveis, com uma ampla gama de ofertas e grande espaço de negociação. No terceiro trimestre de 2021, o volume de negócios total das vendas imobiliárias na Baviera foi de quase 20 mil milhões de euros, mas no segundo trimestre de 2022 este valor caiu para cerca de 10,6 mil milhões de euros. Mais recentemente, foi visível uma ligeira tendência ascendente para 12,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2023. O tempo necessário para comercializar imóveis também aumentou e, em média, leva...

Os preços de compra de imóveis em Munique continuam a derreter - efeitos no mercado comprador e no aumento dos aluguéis.
De acordo com um relatório de www.abendzeitung-muenchen.de, existem atualmente mudanças significativas no mercado imobiliário de Munique. O aumento das taxas de juro hipotecárias, os critérios de empréstimo mais rigorosos e a inflação elevada fizeram com que os preços de compra de imóveis caíssem. Isto oferece aos potenciais compradores condições favoráveis, com uma ampla gama de ofertas e grande espaço de negociação.
No terceiro trimestre de 2021, o volume de negócios total das vendas imobiliárias na Baviera foi de quase 20 mil milhões de euros, mas no segundo trimestre de 2022 este valor caiu para cerca de 10,6 mil milhões de euros. Mais recentemente, foi visível uma ligeira tendência ascendente para 12,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2023. O tempo de comercialização de imóveis também aumentou e demora, em média, até 14 semanas para que um imóvel em Munique seja vendido.
Ao mesmo tempo, a pressão sobre o mercado de arrendamento continua a aumentar, uma vez que muitos potenciais compradores permanecem incertos e preferem alugar, o que aumenta os preços dos alugueres em Munique. As rendas básicas para novos contratos aumentaram de 18,70 euros por metro quadrado na primavera de 2023 para 19,50 euros no terceiro trimestre de 2023. A tendência mostra que, embora os preços de compra dos imóveis estejam a cair, as rendas em Munique estão continuamente a aumentar.
Os condomínios existentes ainda custavam em média 8.500 euros por metro quadrado na primavera de 2023, mas no final de 2023 custavam “apenas” 8.075 euros. Propriedades raras, como casas unifamiliares, também estão a tornar-se mais baratas, com o preço médio de uma casa unifamiliar isolada a cair de 2,075 milhões de euros na primavera de 2023 para 1,94 milhões de euros no final de 2023.
Estes desenvolvimentos mostram que o mercado imobiliário de Munique está a mudar, o que afecta tanto potenciais compradores como inquilinos. A variação dos preços dos imóveis afecta o comportamento do mercado imobiliário e poderá originar novos ajustamentos no futuro. A situação actual indica um mercado comprador e uma procura crescente por imóveis para alugar, sugerindo que o mercado imobiliário em Munique está em movimento.
Leia o artigo original em www.abendzeitung-muenchen.de