Elbtower em perigo: a falência de Benko atinge duramente o mercado imobiliário de Hamburgo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Há sinais de convulsão no sector imobiliário em Hamburgo: a falência de René Benko afecta vários projectos, enquanto a cidade planeia novos desenvolvimentos.

Elbtower em perigo: a falência de Benko atinge duramente o mercado imobiliário de Hamburgo!

O actual desenvolvimento em torno do empresário imobiliário austríaco René Benko está a lançar trevas no panorama imobiliário de Hamburgo. Benko não enfrenta apenas acusações de manipulação financeira na Áustria, mas a sua falência também tem um impacto directo na cidade hanseática. Um total de sete propriedades, sobrecarregadas com hipotecas no valor de milhares de milhões, estão sob pressão. No entanto, o Elbtower, o projecto de construção de maior prestígio da Signa Holding, continua invendável, enquanto todas as outras propriedades já foram vendidas.

O senador financeiro Andreas Dressel (SPD) relata o progresso em Hamburgo. Isto inclui a aquisição por investidores de várias propriedades importantes, como Alsterarkaden, Flüggerhöfe e Kaufmannshaus. Hansemerkur Versicherung também celebrou a cerimônia de inauguração de um novo edifício de escritórios em Gänsemarkt, que está programado para ser concluído como um edifício de oito andares até o final de 2028. Uma “Casa do Mundo Digital” também está planejada.

A situação da Torre Elb

Apesar das atividades em outras propriedades, a Elbtower está se tornando o ponto central de discórdia na discussão atual. Com a insolvência da Signa Holding, à qual pertence a Elbtower Immobilien GmbH & Co. KG, a construção do arranha-céu em Hafencity, em Hamburgo, está suspensa desde outubro de 2023. O grupo de construção Lupp interrompeu as obras porque a Signa estava em atraso. A autoridade para o desenvolvimento urbano e habitação em Hamburgo confirmou agora o pedido de insolvência e a cidade tem um direito de recompra garantido pelo acordo de compra, o que significa que pode assumir todos os contratos de planeamento e construção.

Embora a Senadora do Desenvolvimento Urbano Karen Pein enfatize que este é um projecto do sector privado, espera-se que uma solução do sector privado para reiniciar a actividade de construção possa ser encontrada durante o processo de falência. Se isso falhar, a cidade reserva-se a opção de assumir o controle do projeto.

Efeitos e perspectivas econômicas

O impacto da falência da Benko está a ser sentido na cidade, particularmente na indústria da construção, uma vez que esta situação também leva ao despedimento de cerca de 2.000 motoristas enquanto os subcontratantes assumem as suas funções. Os representantes dos trabalhadores manifestam o seu horror face à situação actual. O tema também foi discutido no comitê cultural, onde a companhia foi incluída na busca por um novo diretor artístico.

Além disso, é provável que haja restrições contínuas nas autoestradas devido às obras de construção de um túnel de proteção sonora, o que também levará a encerramentos adicionais no fim de semana. No geral, verifica-se que o número de carros retirados de janeiro a junho aumentou nove por cento em relação ao ano anterior.

Os desafios que Hamburgo enfrenta devido aos desenvolvimentos actuais são consideráveis. Ao mesmo tempo, permanece a esperança de que a Elbtower, que foi originalmente concebida para ter 245 metros de altura e ser o terceiro arranha-céus mais alto da Alemanha, ainda possa ser construída.

NDR relata que ...

Tagesschau fornece informações sobre…