Tribunal da UE repreende von der Leyen: Pfizergate SMS pode ser descoberto!
Tribunal da UE repreende von der Leyen por falta de transparência no caso “Pfizergate”: troca de SMS com o chefe da Pfizer em foco.
Tribunal da UE repreende von der Leyen: Pfizergate SMS pode ser descoberto!
O tribunal da UE tomou uma decisão no caso “Pfizergate”, que se concentra em Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, e no CEO da Pfizer, Albert Bourla. A animada troca de mensagens de texto entre os dois, que ocorreu como parte de acordos de bilhões de dólares em vacinas, levanta muitas questões. Alto faz.net O tribunal ignorou aspectos importantes, como uma possível encomenda da vacina corona via SMS ou se a UE pode ter pago demasiado pelas vacinas Pfizer/BioNTech.
Na sua decisão, o tribunal concluiu que a Comissão da UE tinha retido informações ilegalmente. As justificativas para a recusa de compartilhar informações foram consideradas frágeis. Isto tem implicações significativas na forma como o chefe da Comissão trata as informações relevantes.
Exigências de transparência e consequências jurídicas
O New York Times iniciou uma ação judicial com base num pedido correspondente de divulgação de informações e obteve sucesso no tribunal da União Europeia. Os juízes afirmaram que a Comissão da UE não conseguiu explicar de forma conclusiva por que o SMS não deveria ser publicado. Isto mostra que o público tem direito de acesso aos documentos, o que é um sinal positivo para a transparência das instituições da UE, segundo o jornalista de investigação Alexander Fanta, que também apela ao acesso ao SMS para poder compreender possíveis aumentos de preços por dose.
A Comissão Europeia argumentou que as mensagens de texto eram “de curta duração e irrelevantes” e recusou-se a divulgá-las. No entanto, Fanta teme que isto possa estabelecer uma exceção geral para SMS e mensagens instantâneas na UE. O tribunal deixou claro que neste caso a retenção de informações não era justificada, mostrando que pode ter havido erros políticos, mas não violações demonstráveis da lei.
Consequências do julgamento
A decisão tem consequências de longo alcance para Ursula von der Leyen e para o tratamento de informações importantes pela Comissão Europeia. O conteúdo do SMS permanece obscuro e é questionável se o público algum dia terá acesso a ele. A Comissão Europeia está actualmente a planear examinar esta decisão e fornecer uma justificação mais detalhada para as suas decisões anteriores, o que provavelmente alimentará ainda mais a discussão sobre transparência e direitos dos cidadãos na União.