Especialista: Mercado imobiliário na Alemanha em baixa recorde – crise financeira inevitável
De acordo com um relatório de www.fr.de, um relatório mostra o quão ruim está o mercado imobiliário alemão. As vendas atingiram um nível recorde. Não há melhora à vista. De acordo com o relatório do mercado imobiliário alemão de 2023, as vendas de imóveis em 2022 caíram para o nível mais baixo desde 2009. 866.000 vendas de imóveis representam o valor mais baixo no período comparável desde 2009. As vendas totais também caíram no mesmo montante, nomeadamente de 375 para 301 mil milhões de euros. As razões para este desenvolvimento são inúmeras. Os especialistas citam condições gerais em rápida mudança, incluindo aumentos acentuados nos custos de construção como resultado da escassez de materiais e aumentos nos custos, gargalos no fornecimento e preços mais elevados da energia devido à guerra na Ucrânia...

Especialista: Mercado imobiliário na Alemanha em baixa recorde – crise financeira inevitável
De acordo com um relatório de www.fr.de,
Um relatório mostra quão ruim está o mercado imobiliário alemão. As vendas atingiram um nível recorde. Não há melhora à vista. De acordo com o relatório do mercado imobiliário alemão de 2023, as vendas de imóveis em 2022 caíram para o nível mais baixo desde 2009. 866.000 vendas de imóveis representam o valor mais baixo no período comparável desde 2009. As vendas totais também caíram no mesmo montante, nomeadamente de 375 para 301 mil milhões de euros. As razões para este desenvolvimento são inúmeras. Os especialistas citam condições gerais em rápida mudança, incluindo o aumento acentuado dos custos de construção como resultado da escassez de materiais e aumentos de custos, estrangulamentos no fornecimento e preços mais elevados da energia devido à guerra na Ucrânia, bem como o rápido aumento das taxas de juro.
O mercado imobiliário na Alemanha está a sentir claramente os efeitos destes factores. De acordo com o coautor do relatório, Peter Ache, também são esperados números de vendas muito baixos para o primeiro semestre de 2024. A queda nos números de vendas também tem impacto nos preços: de acordo com um estudo do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), os preços das casas e apartamentos caíram em 2023 pela primeira vez desde 2010. Esta descida de preços foi atribuída à deterioração das condições de financiamento em resultado de taxas de juro mais elevadas.
A evolução do mercado imobiliário alemão é preocupante e espera-se que continue no futuro, uma vez que as condições em rápida mudança continuarão nos próximos anos. Espera-se que os preços continuem sob pressão à medida que a dinâmica do mercado muda e a procura por propriedades diminui. Isto pode levar a novos desafios para a indústria e exige repensar a situação do mercado e adaptar estratégias para enfrentar esses desafios.
Leia o artigo fonte em www.fr.de