Hipotecas de taxa fixa: nova descida das taxas de juro à vista – especialistas analisam a evolução em 2024
De acordo com um relatório de www.fuw.ch, as taxas de juro das hipotecas de taxa fixa atingiram um novo mínimo, o que levou a um declínio acentuado nas taxas de juro hipotecárias. Isto significa que as hipotecas de taxa fixa são agora mais baratas do que as hipotecas Saron. Os especialistas esperam apenas um movimento lateral, com as taxas de juro a cair ligeiramente em 2024. No entanto, esta tendência pode mudar se a economia enfraquecer significativamente ou se houver aumentos inesperados na inflação. De acordo com um inquérito, 90% dos inquiridos esperam que as taxas de juro permaneçam inalteradas em 1,75% na próxima decisão sobre a taxa de juro diretora do Banco Nacional Suíço (SNB). Os inquiridos assumem que as taxas de juro das hipotecas de Saron permanecerão nos níveis actuais. Com hipotecas de taxa fixa…

Hipotecas de taxa fixa: nova descida das taxas de juro à vista – especialistas analisam a evolução em 2024
De acordo com um relatório de www.fuw.ch,
As taxas de juros hipotecárias de taxa fixa atingiram novos mínimos, levando a um declínio acentuado nas taxas hipotecárias. Isto significa que as hipotecas de taxa fixa são agora mais baratas do que as hipotecas Saron. Os especialistas esperam apenas um movimento lateral, com as taxas de juro a cair ligeiramente em 2024. No entanto, esta tendência pode mudar se a economia enfraquecer significativamente ou se houver aumentos inesperados na inflação.
De acordo com um inquérito, 90% dos inquiridos esperam que as taxas de juro permaneçam inalteradas em 1,75% na próxima decisão sobre a taxa de juro diretora do Banco Nacional Suíço (SNB). Os inquiridos assumem que as taxas de juro das hipotecas de Saron permanecerão nos níveis actuais. Para hipotecas de taxa fixa, espera-se que as taxas de juro para prazos mais curtos, até cinco anos, permaneçam as mesmas até à próxima decisão sobre a taxa de juro, em Março. Para prazos mais longos, são esperadas flutuações mais elevadas e taxas de juro geralmente mais baixas.
Os especialistas esperam que as taxas de juros hipotecárias de médio e longo prazo se movam lateralmente, com uma ligeira tendência descendente em 2024. Até o final de 2024, as hipotecas de taxa fixa de cinco anos deverão estar na faixa de 1,80 a 2,25%, enquanto as hipotecas de dez anos deverão estar entre 2,00 e 2,40%.
Contudo, existe um elevado grau de incerteza quanto à evolução futura das taxas de juro. Se, contrariamente às expectativas, a economia enfraquecer significativamente ou se ocorrerem aumentos inesperados na inflação, isso poderá levar a mudanças na política monetária. A política monetária de outros bancos centrais também terá influência na evolução das taxas de juro.
É, portanto, importante continuar a acompanhar de perto a evolução do mercado imobiliário e da política monetária dos bancos centrais, a fim de tomar decisões informadas na área das hipotecas de taxa fixa.
Leia o artigo original em www.fuw.ch