Análise de especialistas financeiros: O setor imobiliário da China como um freio ao crescimento - uma análise dos efeitos económicos e estratégias de solução.
De acordo com um relatório da finanzmarktwelt.de, o sector imobiliário na China passou de um motor de crescimento a um travão ao crescimento. Os números mais recentes mostram que o valor acrescentado caiu 51 mil milhões de yuans nos primeiros três trimestres. A interligação do sector com mais de 60 outras indústrias aumenta o impacto em toda a economia chinesa. Os governos locais estão a sofrer com a queda das receitas provenientes da venda de terrenos e os títulos imobiliários na China estão praticamente mortos. Os preços das casas existentes caíram 8% desde o pico de julho de 2021, e os corretores em Pequim e outras grandes cidades estão a reduzir agressivamente os preços. Isso tem enorme…

Análise de especialistas financeiros: O setor imobiliário da China como um freio ao crescimento - uma análise dos efeitos económicos e estratégias de solução.
De acordo com um relatório da finanzmarktwelt.de, o sector imobiliário na China passou de um motor de crescimento a um travão ao crescimento. Os números mais recentes mostram que o valor acrescentado caiu 51 mil milhões de yuans nos primeiros três trimestres. A interligação do sector com mais de 60 outras indústrias aumenta o impacto em toda a economia chinesa. Os governos locais estão a sofrer com a queda das receitas provenientes da venda de terrenos e os títulos imobiliários na China estão praticamente mortos. Os preços das casas existentes caíram 8% desde o pico de julho de 2021, e os corretores em Pequim e outras grandes cidades estão a reduzir agressivamente os preços. Isto tem um impacto enorme no mercado imobiliário e em toda a economia da China.
Como resultado do colapso do sector imobiliário, os governos locais receberam menos receitas provenientes da venda de terrenos. As receitas governamentais provenientes de negócios imobiliários e imobiliários caíram 3,1 biliões de yuans, criando problemas de liquidez para os promotores.
As previsões mostram que as vendas no sector imobiliário da China poderão cair para cerca de 10 biliões de yuans no cenário negativo, o que enviaria a actividade do sector de volta aos níveis de 2015. Isto teria um impacto enorme em toda a economia da China.
As enormes perdas no sector imobiliário estão a levar a uma redução no consumo das famílias de pelo menos 430 mil milhões de yuan, o que por sua vez pesa ainda mais sobre a economia. Os imensos desafios financeiros exigem uma profunda revisão das estruturas financeiras, a fim de encontrar soluções sustentáveis para a estabilidade do mercado imobiliário na China.
Os recentes protestos na China relacionados com o sector imobiliário mostraram que a classe média, que é extremamente importante politicamente, também está a sofrer os efeitos do colapso imobiliário. O governo chinês enfrenta um grande desafio para restaurar a confiança do público e encontrar uma solução sustentável para a crise imobiliária.
Globalmente, a crise imobiliária na China tornou-se um dos problemas mais prementes e exige uma acção governamental abrangente para evitar que a situação se agrave ainda mais e para garantir a estabilidade económica do país.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de