Especialista financeiro prevê o fim da queda nos preços dos imóveis residenciais - nova oportunidade para os compradores. Análise de especialistas da Alemanha e da Áustria.
De acordo com um relatório de www.diepresse.com, o fim do declínio nos preços dos imóveis residenciais está próximo, segundo um especialista alemão. Na sua investigação, a “Presse” chegou a uma conclusão semelhante para a Áustria – os compradores enfrentam uma nova oportunidade. A especialista Marija Kolak, presidente da Associação Federal dos Volksbanks e Raiffeisenbanks Alemães (BVR), prevê que a correção dos preços dos imóveis residenciais continuará, mas não por muito tempo. Ela espera que os preços caiam ainda mais até 2024, mas o ponto mais baixo está cada vez mais próximo devido à alta demanda. Na Alemanha, os preços dos imóveis residenciais aumentaram cerca de sete...

Especialista financeiro prevê o fim da queda nos preços dos imóveis residenciais - nova oportunidade para os compradores. Análise de especialistas da Alemanha e da Áustria.
De acordo com um relatório de www.diepresse.com,
Segundo um especialista alemão, o fim da descida dos preços dos imóveis residenciais está próximo. Na sua investigação, a “Presse” chegou a uma conclusão semelhante para a Áustria – os compradores enfrentam uma nova oportunidade.
A especialista Marija Kolak, presidente da Associação Federal dos Volksbanks e Raiffeisenbanks Alemães (BVR), prevê que a correção dos preços dos imóveis residenciais continuará, mas não por muito tempo. Ela espera que os preços caiam ainda mais até 2024, mas o ponto mais baixo está cada vez mais próximo devido à alta demanda. Na Alemanha, os preços dos imóveis residenciais caíram cerca de sete por cento desde o seu pico em meados de 2022, principalmente devido à inversão das taxas de juro, o que levou a custos de financiamento mais elevados e à diminuição da procura por parte de potenciais compradores.
No entanto, a procura de financiamento de imóveis residenciais privados está a aumentar lentamente novamente, especialmente no que diz respeito a imóveis existentes e renovações. Marija Kolak observa que muitos clientes adaptarão suas demandas ao novo ambiente, o que levará ao aumento da procura por condomínios. Ela também critica os limites dependentes do rendimento nos empréstimos imobiliários residenciais como desnecessários e apela ao legislador para que adopte uma abordagem holística à política social, à estabilidade financeira e à protecção do consumidor.
Além disso, Kolak está monitorando o impacto da falência da Signa no mercado imobiliário comercial. Embora os bancos cooperativos sejam afetados apenas em casos individuais, ela considera digno de nota o alto risco que surge do modelo de negócios com imóveis comerciais de alta qualidade. O grupo acompanhará de perto os desenvolvimentos no segmento de médias incorporadoras para monitorar possíveis impactos.
Globalmente, a análise sugere que o mercado imobiliário residencial na Alemanha e na Áustria está a enfrentar mudanças, uma vez que se espera que os preços baixem em breve e a procura de financiamento imobiliário residencial esteja novamente a aumentar gradualmente. No entanto, permanecem riscos no mercado imobiliário comercial, particularmente no que diz respeito a modelos de negócio específicos e falências.
Leia o artigo original em www.diepresse.com