Especialista financeiro alerta: os preços dos aluguéis explodem 20% em apenas um ano
De acordo com um relatório de www.hna.de, os preços dos aluguéis na Alemanha continuam a subir. Os preços dos apartamentos existentes aumentaram uma média nacional de 5,8 por cento em dezembro de 2023 em comparação com o ano anterior. As rendas estão a subir drasticamente, especialmente em metrópoles como Munique e Berlim, sendo que o preço médio do aluguer por metro quadrado em Munique já é de 21,01 euros. Ao mesmo tempo, segundo o Instituto Federal de Estatística, os preços dos imóveis estão em queda, levando a uma situação precária. A associação de inquilinos alerta para um grave problema social e apela ao congelamento das rendas durante vários anos e à construção de habitação acessível, sobretudo habitação social. Estudos do Instituto Pestel, na Alemanha,...

Especialista financeiro alerta: os preços dos aluguéis explodem 20% em apenas um ano
De acordo com um relatório de www.hna.de, os preços dos aluguéis na Alemanha continuam a subir. Os preços dos apartamentos existentes aumentaram uma média nacional de 5,8 por cento em dezembro de 2023 em comparação com o ano anterior. As rendas estão a subir drasticamente, especialmente em metrópoles como Munique e Berlim, sendo que o preço médio do aluguer por metro quadrado em Munique já é de 21,01 euros. Ao mesmo tempo, segundo o Instituto Federal de Estatística, os preços dos imóveis estão em queda, levando a uma situação precária.
A associação de inquilinos alerta para um grave problema social e apela ao congelamento das rendas durante vários anos e à construção de habitação acessível, sobretudo habitação social. Estudos realizados pelo Instituto Pestel na Alemanha mostraram que há uma escassez de mais de 900.000 unidades de habitação social, o que se deve ao financiamento severamente negligenciado de tais habitações pelos governos federal e estadual.
O forte aumento dos preços dos arrendamentos e a falta de habitação acessível estão a ter um impacto significativo no mercado imobiliário e na indústria. Isto poderia levar ao deslocamento de inquilinos de baixos rendimentos das áreas metropolitanas e aumentar ainda mais a desigualdade social. Além disso, o aumento contínuo das rendas poderá aumentar a procura de aquisição de imóveis, à medida que as pessoas procuram situações de habitação estáveis. Isto, por sua vez, poderia levar a um aumento nos preços dos imóveis e ao aumento da escassez.
É claro que são urgentemente necessárias medidas políticas para criar habitação a preços acessíveis e reduzir os aumentos das rendas para garantir a estabilidade social e regular o mercado imobiliário. Os relatórios sobre o aumento dos preços das rendas e a falta de habitação a preços acessíveis devem encorajar todas as partes interessadas a nível político a tomar medidas para resolver estes problemas.
Leia o artigo fonte em www.hna.de