Especialistas financeiros alertam para a escassez de habitação em Düsseldorf e apelam a um tratamento flexível do plano de ação habitacional
De acordo com um relatório da rp-online.de, os agentes imobiliários em Düsseldorf estão a soar o alarme sobre a crescente escassez de espaço habitacional e o aumento acentuado dos aluguéis. O número de aprovações para novos apartamentos deverá continuar a diminuir, o que agravará ainda mais a situação. A situação torna-se problemática, especialmente tendo em conta o esperado crescimento populacional em Düsseldorf, que deverá acrescentar mais de 16.000 residentes nos próximos cinco anos. A exigência mais radical dos corretores dirige-se à cidade de Düsseldorf: propõem uma suspensão temporária do plano de acção habitacional, que estipula que pelo menos 50 por cento dos apartamentos em grandes projectos de novos edifícios devem ser subsidiados publicamente. Devido ao enorme aumento das taxas de juros...

Especialistas financeiros alertam para a escassez de habitação em Düsseldorf e apelam a um tratamento flexível do plano de ação habitacional
De acordo com um relatório de rp-online.de, os agentes imobiliários em Düsseldorf estão a soar o alarme sobre a crescente falta de espaço habitacional e o aumento acentuado das rendas. O número de aprovações para novos apartamentos deverá continuar a diminuir, o que agravará ainda mais a situação. A situação torna-se problemática, especialmente tendo em conta o esperado crescimento populacional em Düsseldorf, que deverá acrescentar mais de 16.000 residentes nos próximos cinco anos.
A exigência mais radical dos corretores dirige-se à cidade de Düsseldorf: propõem uma suspensão temporária do plano de acção habitacional, que estipula que pelo menos 50 por cento dos apartamentos em grandes projectos de novos edifícios devem ser subsidiados publicamente. Devido aos aumentos maciços nas taxas de juro e aos custos de construção cada vez maiores, os agentes imobiliários estão a ter dificuldade em financiar os apartamentos subsidiados durante o resto do projecto.
No seu documento de acção, os especialistas da Colliers fazem uma série de outras sugestões para impulsionar a construção de habitação, incluindo a racionalização dos regulamentos de construção e medidas para tornar a propriedade mais atractiva como investimento para a reforma.
Os efeitos destes desenvolvimentos poderão levar a uma maior escassez de oferta de habitação e fazer com que as rendas subam ainda mais. A cidade de Düsseldorf poderá ter de ser mais flexível com os regulamentos sobre habitação subsidiada, a fim de aliviar a situação. Os políticos, por outro lado, veem a situação de forma diferente, mas também estão preocupados com os atuais números de aprovação e enfatizam a importância de um mix de habitação social.
Globalmente, isto significa que o mercado imobiliário em Düsseldorf enfrenta grandes desafios que poderão exigir uma grande reestruturação para aliviar a escassez de habitação e estabilizar os preços dos arrendamentos.
Leia o artigo fonte em rp-online.de