Frankfurt: Por que a cidade não deveria comprar apartamentos suficientes - explica um especialista financeiro.
É paradoxal: quem compra um edifício de apartamentos em Frankfurt nas chamadas zonas de protecção ambiental deve, entre outras coisas, garantir à cidade que não deixará o imóvel vazio. Se o comprador não estiver disposto a fazê-lo, até há dois anos a cidade podia adquirir ela própria o imóvel através do direito de preferência. Mas isso não era uma garantia de que o espaço habitacional seria então utilizado, como mostra o mau estado de uma casa no bairro de Bockenheim. Neste caso, a proteção ambiental apenas protege a paralisação. No entanto, ainda há políticos que acreditam que a cidade não consegue adquirir apartamentos suficientes de proprietários privados. Você está seguindo um caminho errado. …

Frankfurt: Por que a cidade não deveria comprar apartamentos suficientes - explica um especialista financeiro.
É paradoxal: quem compra um edifício de apartamentos em Frankfurt nas chamadas zonas de protecção ambiental deve, entre outras coisas, garantir à cidade que não deixará o imóvel vazio. Se o comprador não estiver disposto a fazê-lo, até há dois anos a cidade podia adquirir ela própria o imóvel através do direito de preferência. Mas isso não era uma garantia de que o espaço habitacional seria então utilizado, como mostra o mau estado de uma casa no bairro de Bockenheim. Neste caso, a proteção ambiental apenas protege a paralisação. No entanto, ainda há políticos que acreditam que a cidade não consegue adquirir apartamentos suficientes de proprietários privados. Você está seguindo um caminho errado.
Os atrasos e vagas em reformas não são um problema recente, mas também ocorrem em imóveis que já pertencem à cidade há muito tempo. O município não é melhor proprietário do que um proprietário privado. Muito pelo contrário: ela está sobrecarregada com a gestão de suas propriedades. Isto tem vários motivos. Dado o enorme programa de construção de escolas, quase não há capacidade de pessoal para pequenas tarefas de renovação. Além disso, a estrutura de uma administração pública não é particularmente adequada à gestão da habitação. Trabalhadores qualificados com experiência no setor imobiliário são difíceis de atrair para o serviço público.
E como o dinheiro é sempre escasso e os aumentos das rendas são difíceis de implementar politicamente, rapidamente se acumula um atraso significativo na manutenção. Se for necessária uma renovação geral, os fundos devem primeiro ser solicitados através de um processo demorado. Em caso de dúvida, as prioridades serão definidas de forma diferente.
O problema é conhecido há anos. É, portanto, correcto que a aliança quadripartida em Frankfurter Römer esteja agora a tirar as conclusões e queira transferir a gestão dos apartamentos da cidade para uma empresa de direito privado. É óbvio que os políticos estão pensando principalmente na ABG Holding municipal com os seus mais de 50.000 apartamentos. Mas a implementação não será fácil. A empresa deve agir economicamente e não ser o “banco mau” para apartamentos abandonados que ninguém mais quer cuidar.
No entanto, com a sua experiência, a ABG é o parceiro certo para recuperar o parque habitacional da cidade. Talvez a própria cidade também satisfaça todas as exigências que faz aos proprietários e proprietários privados.
Fonte: De acordo com relatório de www.faz.net
Leia o artigo fonte em www.faz.net