Mercado imobiliário global: revisão para 2023 e perspectivas para 2024 na perspectiva de um especialista financeiro
De acordo com um relatório do themarket.ch, a situação nos mercados imobiliários globais melhorou um pouco no final de 2023, graças à queda das taxas de juro. O índice GPR250, que é composto pelos 250 fundos de investimento imobiliário (REIT) mais líquidos do mundo, recuperou mais de 20% no geral em Novembro e Dezembro e terminou o ano com um retorno total agradável de cerca de 11% (em moedas locais). O forte movimento ascendente nos preços dos REIT foi em grande parte impulsionado pelas expectativas de cortes nas taxas de juro para 2024 e 2025. As taxas de swap a cinco anos caíram mais de 100 pontos base no dólar, euro e libra esterlina durante o mesmo período. O desenvolvimento de longo prazo de ações globais listadas…

Mercado imobiliário global: revisão para 2023 e perspectivas para 2024 na perspectiva de um especialista financeiro
De acordo com um relatório do themarket.ch, a situação nos mercados imobiliários globais melhorou um pouco no final de 2023, graças à queda das taxas de juro. O índice GPR250, que é composto pelos 250 fundos de investimento imobiliário (REIT) mais líquidos do mundo, recuperou mais de 20% no geral em Novembro e Dezembro e terminou o ano com um retorno total agradável de cerca de 11% (em moedas locais).
O forte movimento ascendente nos preços dos REIT foi em grande parte impulsionado pelas expectativas de cortes nas taxas de juro para 2024 e 2025. As taxas de swap a cinco anos caíram mais de 100 pontos base no dólar, euro e libra esterlina durante o mesmo período.
O desenvolvimento a longo prazo dos investimentos imobiliários cotados e não cotados a nível mundial apresenta um desempenho semelhante. No entanto, o desenvolvimento de investimentos imobiliários não cotados geralmente fica atrás do dos investimentos cotados. Isto deve-se aos mercados bolsistas mais voláteis e às avaliações externas das carteiras.
Apesar da recuperação no sector REIT, a situação nos mercados imobiliários continua desafiadora. A tendência negativa causada pelos aumentos das taxas de juro e por um elevado volume de hipotecas a expirar está a conduzir a mercados ilíquidos e a um défice de refinanciamento significativo.
Os investidores estão menos positivos em relação a novos investimentos no sector imobiliário e a captação de capital também diminuiu. As incorporadoras imobiliárias, em particular, enfrentam dificuldades financeiras, o que está causando problemas em diversos segmentos do mercado imobiliário.
A descida da inflação e dos custos de financiamento trouxe algum alívio nos últimos meses. Os investidores podem olhar para o novo ano com mais otimismo, mesmo que as notícias inicialmente negativas predominem. No entanto, a incerteza permanece elevada e a situação nos mercados imobiliários continua desafiadora.
Leia o artigo fonte em themarket.ch