Grande projeto de construção Emonika em Ljubljana: 400 milhões de euros para o futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Grupo OTP está a investir 400 milhões de euros no projecto Emonika em Ljubljana, que é considerado um símbolo da cooperação húngaro-eslovena.

Grande projeto de construção Emonika em Ljubljana: 400 milhões de euros para o futuro!

Na segunda-feira, 20 de maio de 2025, ocorreu a cerimônia de inauguração do projeto Emonika em Ljubljana, Eslovênia. Este ambicioso projecto está a ser concretizado pelo Grupo OTP, que investe cerca de 400 milhões de euros no desenvolvimento. O CEO do Grupo OTP, Sándor Csányi, descreveu o projeto Emonika como o maior investimento da empresa na região. Com esta etapa, um local abandonado e sem uso há mais de 17 anos terá uma nova finalidade.

O complexo Emonika, o maior projecto de desenvolvimento imobiliário em curso na Eslovénia, criará um distrito urbano moderno. Os planos incluem quase 190 unidades residenciais, mais de 35.000 m² de escritórios e 22.500 m² de áreas comerciais. Dois hotéis também farão parte do projeto. O local não só proporcionará espaços de habitação e de trabalho, mas também funcionará como um centro de transportes, exigindo uma variedade de ligações de transportes públicos e envolvendo a modernização da rede ferroviária e rodoviária adjacente.

Cooperação e visão de longo prazo

O Ministro da Economia, Matjaz Han, descreveu o projecto Emonika como um símbolo da cooperação a longo prazo entre a Hungria e a Eslovénia. A subsidiária do Grupo OTP, Mendota Invest, trabalhou intensamente no planejamento e nas aprovações deste grande projeto nos últimos cinco anos. O complexo Emonika está programado para ser concluído até o final de 2027.

O complexo Emonika irá também albergar o futuro centro nacional OTP na Eslovénia. Outro aspecto interessante é que o projeto foi mencionado pela primeira vez na mídia há três anos e agora finalmente entra em fase de implementação. Um vídeo do YouTube da Rail Trainspotting documenta o canteiro de obras na Estação Central de Ljubljana a partir de uma visão aérea e fornece uma visão impressionante do progresso no local.

Infraestrutura e potencial de desenvolvimento

O Aeroporto Jože Pučnik de Liubliana também desempenhará um papel importante na área circundante ao projeto Emonika. Sendo o aeroporto internacional central da Eslovénia, movimenta 97% do tráfego aéreo total de passageiros do país. O aeroporto, tecnologicamente bem equipado, atrai passageiros num raio de até duas horas, incluindo as zonas fronteiriças com a Áustria, Itália e Croácia. As ligações para várias cidades europeias, bem como para o Norte de África e o Sudoeste Asiático são oferecidas por inúmeras companhias aéreas regulares e de baixo custo, bem como voos charter.

Além disso, o aeroporto oferece diversas opções de estacionamento, ônibus públicos, táxis, serviços de transporte e aluguel de carros, melhorando ainda mais a acessibilidade ao complexo Emonika e à cidade de Liubliana. O grande potencial de desenvolvimento nas áreas de atividades básicas, infraestrutura e transporte multimodal é mais um passo em direção ao desenvolvimento urbano sustentável na região.

Para mais informações sobre o projeto visite Budapeste e para detalhes sobre o aeroporto clique Emônica.