Aumentos do imposto predial B: efeitos sobre os proprietários e desenvolvimento esperado em 2024
De acordo com um relatório de www.fr.de, o imposto predial B aumenta constantemente e onera os proprietários. Os efeitos já se fazem sentir e poderão piorar ainda mais em 2024. No ano passado, mais de uma centena de comunidades com mais de 20.000 residentes aumentaram as suas taxas de imposto predial, algumas de forma significativa. Como resultado do aumento, a taxa média ponderada de avaliação do imposto predial B aumentou 5 pontos percentuais, para 554 por cento, conforme mostrado no inquérito sobre taxas de avaliação de 2023 da Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK). No ano anterior, a taxa média nacional de avaliação foi de 549 por cento. O imposto sobre a propriedade B tem se tornado cada vez mais caro há vários anos. O DIHK cita principalmente três razões para o aumento de...

Aumentos do imposto predial B: efeitos sobre os proprietários e desenvolvimento esperado em 2024
De acordo com um relatório de www.fr.de,
O imposto predial B aumenta constantemente e onera os proprietários. Os efeitos já se fazem sentir e poderão piorar ainda mais em 2024. No ano passado, mais de uma centena de comunidades com mais de 20.000 residentes aumentaram as suas taxas de imposto predial, algumas de forma significativa. Como resultado do aumento, a taxa média ponderada de avaliação do imposto predial B aumentou 5 pontos percentuais, para 554 por cento, conforme mostrado no inquérito sobre taxas de avaliação de 2023 da Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK). No ano anterior, a taxa média nacional de avaliação foi de 549 por cento.
O imposto sobre a propriedade B tem se tornado cada vez mais caro há vários anos. O DIHK cita principalmente três razões para o aumento nos últimos anos. Em primeiro lugar, em comparação com anos anteriores, a supervisão financeira local em muitos países é “significativamente mais ativa no período que antecede a aprovação dos orçamentos locais”. Em segundo lugar, as alterações nos sistemas municipais de equalização financeira, em particular o aumento da taxa de avaliação de nivelamento, levam a aumentos subsequentes nos municípios que anteriormente estavam abaixo desta taxa de avaliação. Em terceiro lugar, trata-se agora de garantir os rendimentos da nova base tributável do imposto predial a partir de 2025.
No ano passado, um total de 103 municípios aumentaram as taxas de tributação do imposto predial B. Os efeitos dos aumentos constantes do imposto predial sobre os proprietários já são perceptíveis. As taxas de avaliação aumentaram significativamente, especialmente em Hesse e na Renânia do Norte-Vestefália. De acordo com os especialistas, é problemático que as propriedades privadas sejam significativamente mais oneradas do que as propriedades comerciais pelas taxas de avaliação mais elevadas. Em alguns casos, as taxas de avaliação aumentaram mais de 100 pontos percentuais.
É preocupante que os cálculos nos municípios já apontem para novas mudanças massivas em detrimento dos proprietários privados. As diferenças entre as áreas urbanas e rurais também são claramente visíveis. Um encargo adicional para os cidadãos sob a forma de aumentos do imposto sobre a propriedade já não parece viável, dados os encargos existentes.
O aumento dos impostos sobre a propriedade poderá ter um impacto a longo prazo no mercado imobiliário, uma vez que os proprietários poderão ser forçados a vender as suas propriedades devido à elevada carga fiscal, o que poderá levar a um aumento da oferta e, portanto, a uma possível pressão sobre os preços. Na pior das hipóteses, isto poderia levar a uma bolha imobiliária e a um êxodo de particulares das áreas afectadas. Desenvolvimentos como estes poderão exercer uma pressão significativa sobre o mercado imobiliário nestas regiões e levar a consequências económicas indesejáveis a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.fr.de