Reforma do imposto predial: Municípios têm de definir novas taxas de avaliação até ao verão
Recomendações atuais sobre novas taxas de avaliação até ao verão para a reforma do imposto sobre a propriedade. Os municípios recebem recomendações de ajuste individuais. A decisão sobre as taxas de avaliação cabe aos parlamentos locais. Obtenha informações sobre os novos regulamentos.

Reforma do imposto predial: Municípios têm de definir novas taxas de avaliação até ao verão
A nova regulamentação legal do imposto predial entrará em vigor no próximo ano. A administração fiscal de Hersfeld-Rotenburg já enviou notificações dos novos montantes de avaliação do imposto predial para 94,2 por cento das unidades económicas do distrito, incluindo propriedades desenvolvidas e não desenvolvidas, bem como operações agrícolas e florestais. Esta taxa corresponde à média de Hessian. Incluem-se até mesmo imóveis para os quais foi necessária avaliação por não haver declaração de titularidade.
Em todo o estado de Hesse, 9,9 por cento dos avisos foram recebidos com objeções. A reforma do imposto predial deve ser neutra em termos de receitas para os municípios, o que significa que o imposto predial anual total não deve aumentar nem diminuir. Até meados de 2024, a administração tributária enviará recomendações individuais para ajustar as taxas de avaliação a todas as cidades e municípios. Estas recomendações também são publicadas online.
Haverá uma comparação do volume dos novos valores de medição com os valores antigos de 1º de janeiro de 2022, a fim de apoiar os municípios na determinação das novas taxas de avaliação. A decisão final sobre a taxa de avaliação específica cabe então ao respetivo parlamento local. A reforma poderá afetar os imóveis, por isso é importante informar os proprietários o mais cedo possível sobre uma possível alteração no nível dos impostos.
O cálculo anterior do imposto predial foi classificado pelo Tribunal Constitucional Federal como inconstitucional porque refletia inadequadamente o real desenvolvimento do valor dos terrenos e imóveis. A reforma do imposto predial será implementada a partir de 2025, o que deverá garantir um cálculo contemporâneo. Esta etapa visa garantir que o imposto sobre a propriedade se torne mais justo e transparente.
Estas recomendações sobre novas taxas de avaliação até ao verão são cruciais para o futuro panorama fiscal nos municípios e darão aos cidadãos uma ideia melhor de como a reforma afetará os seus impostos individuais.