Hasan Salihamidžić: Renovação em edifício residencial em Frankfurt causa polêmica - esclarece especialista financeiro
De acordo com uma reportagem de www.t-online.de, um inquilino está se defendendo do ex-astro do Bayern, Hasan Salihamidžić, que converteu um prédio residencial em Gallus, em Frankfurt. A esquerda no Römer pede a paragem da construção porque os inquilinos vivem alegadamente em condições insustentáveis, com ruído e sujidade constantes. A ex-estrela do Bayern, Hasan Salihamidžić, comprou um dormitório na Sulzbacher Straße 19, no distrito de Gallus, em Frankfurt, na primavera de 2023. Os trabalhos de renovação começaram em meados de abril do ano passado sem aviso prévio, o que levou um inquilino a entrar com uma ação para obter redução do aluguel. Ele se sentiu muito afetado pelas obras e até teve que passar a noite na casa de um amigo por causa da asma. O inquilino paga atualmente 360 euros...

Hasan Salihamidžić: Renovação em edifício residencial em Frankfurt causa polêmica - esclarece especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.t-online.de, um inquilino se defende contra o ex-astro do Bayern, Hasan Salihamidžić, que converteu um prédio residencial no Gallus, em Frankfurt. A esquerda no Römer pede a paragem da construção porque os inquilinos vivem alegadamente em condições insustentáveis, com ruído e sujidade constantes.
A ex-estrela do Bayern, Hasan Salihamidžić, comprou um dormitório na Sulzbacher Straße 19, no distrito de Gallus, em Frankfurt, na primavera de 2023. Os trabalhos de renovação começaram em meados de abril do ano passado sem aviso prévio, o que levou um inquilino a entrar com uma ação para obter redução do aluguel. Ele se sentiu muito afetado pelas obras e até teve que passar a noite na casa de um amigo por causa da asma.
O inquilino paga actualmente 360 euros de renda por mês, após a remodelação a renda das restantes divisões da casa rondará os 800 euros. O inquilino não pode pagar por isso. O advogado do inquilino afirmou que o seu cliente e outros dois inquilinos da casa temem ser despejados e que o novo senhorio irá converter os quartos em apartamentos residenciais.
O diretor-geral da administração imobiliária, porém, apresentou a situação de forma diferente. Segundo ele, todos os inquilinos foram informados antecipadamente sobre a reforma e a maioria concordou. Também lhes foi oferecida a oportunidade de procurar outro alojamento mediante o pagamento de uma taxa ou de morar gratuitamente em outro andar durante as obras de reforma.
A crítica da Esquerda de Frankfurt em Römer refere-se ao facto de a modernização conduzir frequentemente a aumentos de rendas inacessíveis e, em última análise, à deslocação. Apelam também à paragem imediata da construção e salientam que a conversão em apartamentos residenciais carece de aprovação.
Devido a esta controvérsia, o setor imobiliário em Frankfurt poderá experimentar uma maior regulamentação e monitorização de proprietários e investidores dispostos a modernizar-se. Os inquilinos poderiam receber mais proteções e direitos em caso de obras de renovação, o que poderia afetar o planeamento dos projetos de renovação e o cálculo dos custos de aluguer. Em particular, a conversão de propriedades para arrendamento em apartamentos residenciais poderia implicar procedimentos de aprovação adicionais e obstáculos regulamentares, o que poderia ter impacto no desenvolvimento imobiliário na cidade.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de