Preços das casas na Alemanha: o ponto de viragem está a chegar ou o mercado continuará a cair?
"Os especialistas prevêem: os preços das casas podem cair de 5 a 10 por cento. De acordo com o Commerzbank, o fim da correção ainda não está à vista. Saiba mais aqui. #preçosdascasas #mercado imobiliário #Commerzbank"

Preços das casas na Alemanha: o ponto de viragem está a chegar ou o mercado continuará a cair?
Várias plataformas imobiliárias sugeriram que o declínio dos preços das casas na Alemanha pode estar a chegar ao fim. A Europace reportou um aumento de preços em todos os segmentos e falou de uma possível viragem. Apesar destes sinais, o Commerzbank contradiz esta interpretação. O banco prevê que a queda nos preços das casas continue por enquanto. De acordo com a sua análise, o actual potencial negativo para as propriedades existentes é de 5 a 10 por cento.
De acordo com o Commerzbank, os preços só poderão estabilizar num nível mais baixo na viragem do ano 2024/2025, desde que não haja mais aumentos significativos nas taxas de juro. O banco destaca que os preços dos imóveis residenciais alemães já caíram significativamente desde meados de 2022, especialmente para os imóveis residenciais existentes. A nova evolução do mercado depende também das taxas de juro dos empréstimos hipotecários, que recentemente voltaram a aumentar ligeiramente.
O número de transações no mercado imobiliário ainda é baixo em relação a épocas anteriores. As expectativas de preços de compradores e vendedores continuam a divergir, o que poderá levar a uma maior estagnação dos preços. De acordo com estimativas do Bundesbank alemão, do ponto de vista económico, os preços dos imóveis residenciais teriam de cair ainda mais para estarem em linha com factores de longo prazo, como as taxas de juro e o rendimento.
Poderá ser necessária uma queda de 5 por cento nos preços das casas até ao final do ano para levar a acessibilidade dos imóveis a níveis semelhantes aos de 2010. O Commerzbank sublinha que as decisões políticas poderão influenciar uma nova queda nos preços. Os custos adicionais para renovações energeticamente eficientes poderão influenciar ainda mais o potencial descendente dos preços das propriedades existentes.
Apesar dos sinais iniciais de aumento da procura de empréstimos imobiliários, o Commerzbank permanece cautelosamente optimista. Ela assume que os preços dos imóveis existentes poderão cair ainda mais antes de se estabilizarem por volta da virada do ano. A evolução futura depende de vários factores, incluindo taxas de juro, rendimento e medidas políticas.