Hessengeld decidiu: Novo programa de financiamento em Hesse
Descubra quem tem direito ao Hessengeld e quais condições devem ser atendidas. Leia mais sobre subsídios para imóveis em Hesse agora.

Hessengeld decidiu: Novo programa de financiamento em Hesse
Hessengeld é uma iniciativa do governo do estado de Hesse que visa facilitar a compra de imóveis. Desde que o novo governo estadual tomou posse, em janeiro de 2024, Hessengeld foi implementado como uma das metas estabelecidas no acordo de coalizão. A CDU e o SPD decidiram os pontos-chave do programa no dia 22 de abril na nova área de desenvolvimento “Am Hainweg” em Wiesbaden. O Hessengeld aplica-se retroativamente às compras a partir de 1º de março de 2024 e está previsto para ser pago pela primeira vez no mesmo ano.
O financiamento do Hessengeld está vinculado a certos critérios. Destina-se a pessoas que adquirem um imóvel em Hesse pela primeira vez e têm de pagar imposto de transmissão de propriedade. O apoio financeiro varia dependendo da constelação familiar. Por exemplo, quem compra uma casa pela primeira vez recebe 10 mil euros do Estado, complementados por 5 mil euros por cada menor de 18 anos que se mude para lá. O financiamento corresponde ao valor do imposto sobre transmissões imobiliárias efetivamente pago e é pago em prestações iguais ao longo de dez anos.
A oposição critica o Hessengeld como um projecto caro com um efeito limitado na criação de habitação a preços acessíveis. No entanto, o governo estadual estima que cerca de 23.000 compras de imóveis todos os anos poderiam ser relevantes para Hessengeld. As candidaturas para Hessengeld devem ser submetidas digitalmente e exigem vários documentos, incluindo bilhetes de identidade, o contrato de compra e o aviso de imposto de transmissão de propriedade com comprovativo de pagamento.
A implementação do Hessengeld exige atualmente paciência, uma vez que determinados formulários e opções de candidatura ainda não estão disponíveis. O governo do estado informa que os compradores não precisam fazer nada por enquanto para não comprometerem seus créditos. A iniciativa pretende aliviar o ônus financeiro de quem está adquirindo um imóvel pela primeira vez e facilitar o acesso à casa própria.