Taxas de juros hipotecários na Suíça: queda histórica encanta compradores!
Desenvolvimentos atuais sobre a queda das taxas de juros hipotecários na Suíça: uma visão geral dos fatores, tendências e efeitos no setor imobiliário.
Taxas de juros hipotecários na Suíça: queda histórica encanta compradores!
As taxas de juro hipotecárias na Suíça registaram uma descida significativa no segundo trimestre de 2023. Esta evolução deve-se directamente à redução da taxa de juro directora pelo Banco Nacional Suíço (SNB), que foi reduzida de 0,25% para 0% em Junho de 2023. Esta medida resultou em hipotecas Saron custando agora entre 0,9% e 1,2% em média. Apesar de um valor de mercado ligeiramente negativo, a taxa de juro de referência de Saron contratualmente aplicável mantém-se em 0% relata Finanças e Economia.
As hipotecas de taxa fixa também ficaram mais baratas. Em detalhe, as hipotecas de taxa fixa de 10 anos custam agora em média entre 1,4% e 1,9%, enquanto as hipotecas de taxa fixa de 5 anos são oferecidas numa faixa de 1,0% a 1,5%. No primeiro trimestre de 2023, as taxas para hipotecas de taxa fixa de 10 anos situaram-se entre 1,5% e 2,1%, representando uma descida significativa influenciada pelas taxas de juro mais baixas do mercado de capitais e pelos custos de refinanciamento mais baratos dos bancos.
Desenvolvimento de segmentos do mercado hipotecário
A taxa hipotecária fixa de referência a 10 anos caiu de 1,92% no final de março para 1,77% no final de junho de 2023, enquanto a taxa hipotecária de referência a 5 anos caiu de 1,63% para 1,40%. Cerca de 50% das hipotecas na Suíça eram para hipotecas Saron, com a proporção de hipotecas com prazos de três anos ou menos permanecendo em cerca de 20%. Além disso, as hipotecas de taxa fixa com prazos médios – entre 4 e 7 anos – representaram cerca de 25% de todas as transações. As hipotecas de taxa fixa de longo prazo com prazo de 10 anos ou mais ainda são as mais procuradas, representando quase 50% dos negócios explica finanças e economia.
No entanto, as taxas hipotecárias mais baixas poderão em breve enfrentar um novo desafio. Em Março de 2025, o SNB reduziu novamente a taxa de juro directora, de 0,5% para 0,25%, o que, combinado com as tensões contínuas sobre a política aduaneira e de segurança dos EUA, leva a um aumento da incerteza sobre a inflação. Esses fatores podem ser altos Comparar afetará as taxas de juros do mercado de capitais, que aumentaram significativamente no primeiro trimestre de 2025.
Como resultado destas incertezas, os custos de refinanciamento dos bancos poderão aumentar, o que acabaria por afectar também as condições hipotecárias. As hipotecas de Saron beneficiaram de vários cortes nas taxas de juro nos últimos anos e, portanto, tornaram-se cerca de 1,50 pontos percentuais mais baratas. No entanto, é de esperar que as taxas de juro de referência para hipotecas de taxa fixa possam aumentar devido ao aumento das taxas de juro do mercado de capitais.