Iggingen dá forma à estação de tratamento de esgoto: direito de preferência decidido!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 29 de maio de 2025, o conselho local de Iggingen discutirá o direito de preferência e a conexão à estação de tratamento de esgoto de Gmünd.

Iggingen dá forma à estação de tratamento de esgoto: direito de preferência decidido!

Em 29 de maio de 2025, o conselho municipal de Iggingen se reuniu para discutir vários temas importantes. Sob a liderança do prefeito Tobias Feldmeyer, o direito de preferência para áreas centrais do centro da cidade estava na agenda. Este direito de preferência aplica-se apenas às vendas a terceiros e não às heranças, o que é importante para o desenvolvimento futuro do distrito. Além disso, foi aprovada por unanimidade a decisão de ligar as águas residuais da comunidade à estação de tratamento de esgotos em Gmünd.

Iggingen, com uma população de cerca de 2.600 residentes, tem um contrato existente que cobre uma ligação até uma população de 3.000 habitantes. A reunião também discutiu os custos e investimentos na estação de tratamento de esgoto de Gmünder, uma vez que o município tem que arrecadar os recursos financeiros necessários para implementar a ligação. O que é particularmente digno de nota é que Iggingen recebe 3,3 milhões de euros de financiamento estatal para esta ligação.

Mudanças no boletim informativo

Outro ponto da reunião foi o futuro do boletim informativo Igginger. Há uma mudança de Blaufeldener Krieger-Verlag para Gmünder Einhorn-Verlag. Este último oferece uma versão digital e promove o networking com as comunidades vizinhas, o que pode melhorar a comunicação dentro da comunidade e com as comunidades vizinhas. Além disso, foi apresentado o novo contrato de fornecimento de energia eléctrica com a Energie Ostwürttemberg Donau-Ries, que é válido por quatro anos e acarreta custos anuais adicionais de cerca de 14.000 euros.

Um residente expressou preocupação com a moderação do tráfego na Pfalzgasse. No entanto, o autarca referiu-se à responsabilidade do gabinete distrital nesta matéria. Além disso, um pedido de construção para uma oficina em Bainkofen requer consultas adicionais, com foco em telhados verdes.

Desafios futuros para estações de tratamento de esgoto

Paralelamente aos desenvolvimentos em Iggingen, outras comunidades no Ostalbkreis também enfrentam desafios. Por exemplo, o município de Ruppertshofen deve modernizar a sua estação de tratamento de águas residuais para atingir o desempenho de limpeza exigido até 2028. Os custos de investimento foram originalmente estimados pelo presidente da Câmara Peter Kühnl em cerca de 10 milhões de euros, mas estão actualmente estimados entre 16 e 20 milhões de euros. Isto excede significativamente as despesas anteriores do município nos últimos 17 anos.

O município de Waldstetten também está examinando a ligação a uma estação coletiva de tratamento de esgotos, a fim de atender aos novos requisitos para o tratamento de águas residuais. Um relatório estrutural recomenda mesmo o encerramento da estação de tratamento de águas residuais de Waldstetten e a sua ligação à estação de Gmünder. Isto significa que a ligação poderá ocorrer até ao final de 2026, o que aumentaria significativamente a eficiência do tratamento de águas residuais.

No geral, de acordo com estimativas, inúmeras estações de tratamento de águas residuais mais pequenas são afectadas em todo o país, as quais têm de ser encerradas e ligadas a estações maiores devido às regulamentações rigorosas. Isto faz parte de um plano abrangente para melhorar o tratamento de águas residuais e a proteção da água em Baden-Württemberg, que é apoiado pela Presidente do Distrito, Susanne Bay, e pela Ministra Estadual do Meio Ambiente, Thekla Walker. Medidas para reduzir as cargas de fósforo e eliminar substâncias vestigiais já estão a ser implementadas em muitas das mais de 850 estações municipais de tratamento de esgotos do país.

Para o município de Iggingen, a ligação à estação de tratamento de águas residuais de Gmünd significa uma melhoria significativa nas infraestruturas e nas normas ambientais, enquanto os municípios de Ruppertshofen e Waldstetten enfrentam o desafio de modernizar as suas estações existentes ou de as ligar a sistemas maiores.

Para mais informações sobre os desenvolvimentos em Iggingen, leia Postagem diária de Gmünder e Jornal Rem.