O risco de bolha imobiliária está diminuindo: por que o aumento dos aluguéis deixa tudo claro
Tal como relata www.blick.ch, o risco de uma bolha imobiliária no mercado imobiliário suíço diminuiu novamente no terceiro trimestre de 2023. No entanto, este desenvolvimento não foi impulsionado pela queda dos preços, mas principalmente pelo aumento das rendas. O UBS Swiss Real Estate Bubble Index caiu para 1,41 pontos (de 1,43), mas permanece relativamente sobrevalorizado em comparação com a evolução histórica. O rácio preço/aluguel caiu, uma vez que os aluguéis pedidos aumentaram 2,8%, enquanto os preços dos imóveis residenciais aumentaram 0,7%. O banco destaca que o índice subiu significativamente desde meados de 2020 e sugere atualmente uma clara sobrevalorização do mercado imobiliário. …

O risco de bolha imobiliária está diminuindo: por que o aumento dos aluguéis deixa tudo claro
Como www.blick.ch relatado, o risco de uma bolha imobiliária no mercado imobiliário suíço diminuiu novamente no terceiro trimestre de 2023. No entanto, este desenvolvimento não foi impulsionado pela queda dos preços, mas principalmente pelo aumento dos aluguéis. O UBS Swiss Real Estate Bubble Index caiu para 1,41 pontos (de 1,43), mas permanece relativamente sobrevalorizado em comparação com a evolução histórica. O rácio preço/aluguel caiu, uma vez que os aluguéis pedidos aumentaram 2,8%, enquanto os preços dos imóveis residenciais aumentaram 0,7%.
O banco destaca que o índice subiu significativamente desde meados de 2020 e sugere atualmente uma clara sobrevalorização do mercado imobiliário. O mercado está por vezes muito sobreaquecido, especialmente em áreas como o Lago de Zurique, partes dos Grisões, o Vale do Reno de St. Gallen e a região de Lausanne.
O UBS Swiss Real Estate Bubble Index, que é composto por seis índices mais pequenos, desempenha um papel importante, incluindo o rácio preço-renda, os preços no consumidor, o rendimento das famílias, o volume de hipotecas em relação ao rendimento das famílias, a actividade de construção em relação ao produto interno bruto e a procura de pedidos de empréstimos para propriedades de investimento.
Esta evolução é um indicador de que o mercado continua frágil e que o aumento das rendas não conduz necessariamente a um alívio da situação. É necessária mais monitorização e acção para evitar a bolha imobiliária.
Leia o artigo fonte em www.blick.ch