Imóveis ou ações? Como garantir seu futuro financeiro!
Descubra por que imóveis e ações são considerados investimentos de longo prazo e os benefícios da diversificação.
Imóveis ou ações? Como garantir seu futuro financeiro!
A compra de casa própria na Alemanha é fortemente influenciada pelas emoções. Alto TI aparafusado Cerca de duas em cada três pessoas na Alemanha esforçam-se por possuir a sua própria propriedade. Isto também se reflecte no aumento da procura de aquisição de imóveis, que aumentou 47 por cento nas principais cidades alemãs no segundo trimestre de 2024. Uma tendência semelhante também pode ser observada na área circundante e nas cidades mais pequenas.
O mercado imobiliário é frequentemente visto como parte do planejamento da aposentadoria. Oferecem segurança sob a forma de activos tangíveis e são menos susceptíveis à inflação. O retorno que os imóveis oferecem pode ser alcançado por meio da valorização e dos rendimentos de aluguel. No entanto, existem riscos, como perda de valor devido a alterações de mercado ou custos de manutenção inesperados.
Ações como forma alternativa de investimento
Em comparação com o mercado imobiliário, as ações são uma opção mais racional para os investidores. As ações geram retornos elevados através de dividendos e ganhos de preços, mas apresentam maior volatilidade. Ambas as formas de investimento oferecem proteção contra a inflação, uma vez que tanto os imóveis como as ações são ativos tangíveis. Como minha propriedade de investimento Conforme explicado, as ações com dividendos podem ser vistas como comparáveis às propriedades de investimento, uma vez que ambas oferecem rendimento contínuo e valorização potencial.
No setor imobiliário, o retorno atual pode ser encontrado na forma de receitas de aluguel, enquanto as ações proporcionam dividendos aos investidores. Porém, os imóveis oferecem um tipo adicional de retorno que vem da depreciação (depreciação), o que leva à economia fiscal. Essas depreciações geralmente constituem a menor parcela do retorno total.
Oportunidades de investimento e características do mercado
A decisão entre investir em imóveis ou em ações deve ser tomada com base na sua situação financeira individual e nas metas de investimento de longo prazo. Os especialistas recomendam diversificar o seu portfólio para aproveitar as diferentes condições dos dois tipos de mercado. Isto é particularmente relevante porque tanto as compras imobiliárias como os investimentos de capital envolvem riscos de cluster.
Embora os investidores possam investir em ações de forma relativamente rápida e com menos capital, a compra de imóveis normalmente requer capital próprio, especialmente para cobrir custos adicionais de compra, que variam entre 5 e 16 por cento do preço de compra. Os custos de transação também são mais elevados para imóveis e o processo pode levar até três meses. Em contraste, os planos de poupança ETF estão disponíveis a partir de 50 euros por mês.
No longo prazo, o setor imobiliário leva vantagem sobre as ações, que apresentam rentabilidade média de 8,01% a.a., devido ao seu desempenho estável em tempos de crise. Os retornos históricos sobre o imobiliário situavam-se entre 10 e 25% antes da reviravolta das taxas de juro, especialmente quando foi contratado 100% de capital de dívida. Além disso, os compradores de imóveis têm segurança de propriedade a longo prazo através da inscrição no registo predial e podem influenciar ativamente o desenvolvimento do valor.
Todos estes factores sublinham a importância de uma estratégia de investimento bem ponderada que tenha em conta tanto o imobiliário como as acções, a fim de responder de forma óptima às diferentes condições de mercado.