Tendência dos preços imobiliários: a Alemanha está aumentando
Descubra as últimas novidades do mercado imobiliário alemão! Um novo estudo mostra uma reversão de tendência nos preços. Saiba mais sobre os números atuais e comparações com outros países europeus.

Tendência dos preços imobiliários: a Alemanha está aumentando
No último trimestre de 2023, a Alemanha, juntamente com outros dois países da UE, registou uma descida nos preços dos imóveis. No entanto, esta situação mudou no primeiro trimestre deste ano. Enquanto os preços dos imóveis em França caíram 0,5 por cento, na Alemanha subiram 1,6 por cento, para um nível médio de preços de 2.998 euros por metro quadrado.
A evolução actual mostra que as taxas de juro dos edifícios se comportam de forma diferente nos países europeus. Na Alemanha, o financiamento imobiliário tornou-se mais barato numa média de 0,4 por cento, com os empréstimos agora disponíveis bem abaixo da marca dos 4,0 por cento. Em comparação, as taxas de juro em França aumentaram 0,1 pontos percentuais, o que está a afectar o nível de preços dos imóveis residenciais no país.
Na comparação europeia de preços imobiliários, a Alemanha ocupa o terceiro lugar com um preço médio por metro quadrado de 2.998 euros. O Luxemburgo lidera a lista com 8.458 euros por metro quadrado, enquanto comprar um imóvel em Itália é o mais barato, com uma média de 1.850 euros.
Segundo o Banco Central Europeu (BCE), o financiamento imobiliário na Alemanha está em franca expansão. Nos últimos meses, foram concedidos significativamente mais empréstimos para imóveis do que no ano anterior. Em Janeiro, os prémios aumentaram 15 por cento em comparação com o mesmo mês do ano passado, e em Fevereiro até 18 por cento. Em contraste, em França, em Janeiro e Fevereiro deste ano, o financiamento à construção caiu 40 por cento e 37 por cento, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado, reflectindo o impacto das elevadas taxas de juro.