Ações imobiliárias após aumentos nas taxas de juros: potencial de preço superior a 100%?
De acordo com um relatório de www.boerse-am-sonntag.de, os preços das ações imobiliárias despencaram após rápidos aumentos nas taxas de juros e quedas nos preços da habitação. Algumas ações imobiliárias têm agora um potencial de preço superior a 100%. Nos últimos dois anos, foram observadas rápidas quedas de preços em stocks imobiliários sensíveis aos juros devido à reviravolta das taxas de juro globais. Empresas com imóveis residenciais registraram correções de até 60%, e para imóveis comerciais até 80%. As empresas com uma elevada proporção de capital alheio, em particular, foram tratadas com elevados descontos nos preços no mercado de capitais. Em alguns casos, foram precificados cenários terríveis de falência. Apesar destes desenvolvimentos, há sinais de que os preços estão a atingir o nível mínimo. As empresas estão tentando reduzir a dívida e...

Ações imobiliárias após aumentos nas taxas de juros: potencial de preço superior a 100%?
De acordo com um relatório de www.boerse-am-sonntag.de, os preços das ações imobiliárias despencaram após rápidos aumentos das taxas de juros e quedas dos preços da habitação. Algumas ações imobiliárias têm agora um potencial de preço superior a 100%.
Nos últimos dois anos, foram observadas rápidas quedas de preços em stocks imobiliários sensíveis aos juros devido à reviravolta das taxas de juro globais. Empresas com imóveis residenciais registraram correções de até 60%, e para imóveis comerciais até 80%. As empresas com uma elevada proporção de capital alheio, em particular, foram tratadas com elevados descontos nos preços no mercado de capitais. Em alguns casos, cenários terríveis de falência foram precificados.
Apesar destes desenvolvimentos, há sinais de que os preços estão a atingir o seu nível mais baixo. As empresas estão a tentar reduzir a dívida e estão a conseguir vender imóveis, cortar custos e cancelar o pagamento de dividendos. Estas medidas ajudaram a manter as notações de crédito estáveis. Além disso, o mercado de capitais especula até mesmo sobre os primeiros cortes nas taxas de juros.
Um exemplo disso é a Vonovia, a maior empresa alemã de imobiliário residencial cotada em bolsa, que centrou a sua estratégia na consolidação. Ao vender imóveis e reduzir para metade os seus dividendos, a empresa conseguiu reduzir a dívida e manter a sua classificação de crédito estável.
Embora os preços das ações imobiliárias ainda não estejam se aproximando dos seus valores contábeis, a líder de mercado Vonovia tem um potencial de preço superior a 100%. Isto pode sugerir que o canto do cisne da indústria foi prematuro.
Globalmente, esta evolução mostra que as acções do sector imobiliário podem estar preparadas para uma recuperação, apesar das anteriores perdas de preços. As estratégias das empresas para reduzir a dívida e cortar custos ajudaram a aumentar a confiança nos mercados de capitais. Resta saber como os preços continuarão a evoluir, mas existe potencial para uma recuperação.
Leia o artigo fonte em www.boerse-am-sonntag.de