Boom imobiliário 2024: onde a maioria das propriedades na Áustria mudou de mãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Análise do mercado imobiliário austríaco em 2024: Maiores transações em Graz, Linz e Innsbruck, evolução de preços e tendências.

Boom imobiliário 2024: onde a maioria das propriedades na Áustria mudou de mãos!

A análise do mercado imobiliário na Áustria para 2024 mostra movimentos claros. De acordo com a avaliação de 5 minutos No ano passado, a maioria dos imóveis residenciais foram vendidos em Graz, Linz e no distrito de Innsbruck-Land. Estas cidades registam o maior número de transações, indicando a continuação de uma elevada procura.

O que é particularmente digno de nota é o grande número de reservas por habitante nos distritos de Hollabrunn (Baixa Áustria), Eisenstadt-Stadt (Burgenland) e Mistelbach. Em contrapartida, regiões como Rohrbach (Alta Áustria), Viena-Simmering e Hartberg-Fürstenfeld (Estíria) têm menos transações por residente.

Imóveis e terrenos mais caros

A análise também revela as vendas de imóveis mais caras do ano. A casa unifamiliar mais exclusiva vendida fica no Tirol e atingiu o preço de incríveis 34,68 milhões de euros. Os elevados preços de venda também foram alcançados em Viena, especialmente nos 18.º e 13.º distritos: 22,46 milhões de euros e 14 milhões de euros, respetivamente. Os preços mais elevados para apartamentos foram de 7,12 milhões de euros em Kitzbühel e 6,65 milhões de euros para um apartamento no sótão no centro de Viena.

Designação Preco
Casa unifamiliar mais cara (Tirol) 34,68 milhões de euros
Casa unifamiliar mais cara (Viena 18) 22,46 milhões de euros
Casa unifamiliar mais cara (Viena 13) 14 milhões de euros
Apartamento mais caro (Kitzbühel) 7,12 milhões de euros
Apartamento mais caro (Viena 1.) 6,65 milhões de euros

Um negócio particularmente notável foi a venda de uma propriedade de 430.565 m² em Neudorf bei Parndorf, que também alcançou o preço de terreno mais alto em 2024.

Tendências de preços no mercado imobiliário

O Índice de preços imobiliários 2024, publicado pela 35ª vez, sublinha a estabilidade do mercado, embora existam diferenças regionais. Esta pesquisa é baseada em dados de transações das empresas associadas e oferece insights valiosos sobre a localização e qualidade de uso das propriedades.

Os preços de compra de imóveis residenciais estão a subir, com excepção de algumas zonas para onde as pessoas estão a sair. Nas áreas metropolitanas, especialmente em Viena, os preços de compra são estáveis, enquanto os preços de aluguer são em média 9,02 euros por m² para novos apartamentos para arrendamento e, portanto, permanecem abaixo da taxa de inflação.

As previsões futuras para o mercado imobiliário sugerem que os cortes nas taxas de juro e outros factores económicos poderão estimular o mercado. Em Viena, o “cinturão vienense do bacon” está em expansão, com os distritos de Hollabrunn, Bruck an der Leitha e Neunkirchen a tornarem-se cada vez mais populares.