Boom imobiliário em Marburg: os preços estão subindo, as tendências de compra estão em alta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O mercado imobiliário em Marburg irá recuperar em 2025 com o aumento dos preços de compra e o crescente interesse em imóveis residenciais.

Boom imobiliário em Marburg: os preços estão subindo, as tendências de compra estão em alta!

O mercado imobiliário em Marburg apresenta uma clara recuperação. O atual relatório do mercado imobiliário para 2025 mostra que os números de vendas e valores médios de edifícios e canteiros de obras voltaram ao nível de 2020 a 2022, após uma queda em 2023. Isto é relatado pela cidade de Marburg, que analisou o desenvolvimento em detalhe. Existe uma procura particularmente forte de moradias unifamiliares e bifamiliares, bem como de moradias geminadas no centro da cidade e bairros adjacentes.

No último ano de 2024, foram pagos em média 366.000 euros por um edifício residencial em Haddamshausen. Esses números ilustram a crescente demanda por imóveis residenciais na região. Um aspecto particularmente digno de nota do desenvolvimento do mercado é que cerca de 12.000 metros quadrados de terrenos para construção foram adquiridos nas áreas residenciais planejadas em Hasenkopf em Ockershausen e em Oberer Rotenberg.

Preços médios em detalhes

Os preços dos espaços residenciais e de uso misto no centro da cidade foram de 330 euros por metro quadrado, uma diminuição face aos 407 euros em 2023. Nos bairros periféricos, o preço médio subiu para 180 euros por metro quadrado, depois de ter sido de 157 euros em 2023. Isto mostra uma tendência de aumento de preços nas zonas periféricas da cidade.

Quase 70 por cento dos imóveis vendidos são habitações unifamiliares ou bifamiliares, cujo preço médio subiu para 437 mil euros, face aos 431 mil euros do ano anterior. No centro da cidade foram vendidas 104 moradias unifamiliares e bifamiliares – aqui o preço médio subiu para 543 mil euros. Cidades como Cappel e Ockershausen também registaram aumentos de preços, enquanto os preços caíram em Marbach e Wehrda.

Tendências de preços de apartamentos

Em 2024, foram vendidos um total de 208 apartamentos em Marburg por cerca de 42 milhões de euros, sendo cerca de metade arrendados. Os preços de venda são particularmente marcantes: 36 por cento dos apartamentos mudaram de mãos por valores entre 100 mil e 200 mil euros, especialmente imóveis com áreas entre 45 e 79 metros quadrados. Apartamentos recém-construídos com uma área média de 140 metros quadrados foram vendidos por impressionantes 4.074 euros por metro quadrado.

Os preços dos apartamentos existentes rondavam os 2.765 euros por metro quadrado, enquanto no centro da cidade o preço médio rondava os 3.000 euros por metro quadrado. O preço mais elevado alcançado por um apartamento recém-construído foi de 6.260 euros por metro quadrado. Em Wehrda registou-se apenas um ligeiro aumento de preços para cerca de 2.400 euros por metro quadrado, o que sublinha a estabilidade do mercado nesta área.

Influências no mercado imobiliário

Os preços dos imóveis em Marburgo são influenciados por diversos fatores, tanto do lado da oferta como da procura. Os factores do lado da oferta incluem a disponibilidade de terrenos para construção, custos de construção e requisitos regulamentares. Do lado da procura, o crescimento populacional, o rendimento e a situação económica geral desempenham um papel importante. Um aumento destes factores pode levar a um aumento da procura e, portanto, ao aumento dos preços, como mostra a análise da Engel & Völkers.

As decisões políticas e os projectos de infra-estruturas são factores externos que também podem influenciar os preços imobiliários. A atratividade de uma região é, portanto, um fator decisivo para o mercado imobiliário de Marburg.

O relatório completo do mercado imobiliário para 2025 está disponível gratuitamente no site da cidade de Marburg e em gds.hessen.de. Isto permite que as partes interessadas obtenham uma visão detalhada da evolução do mercado e tomem decisões informadas.